Quinta-feira, 04 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de setembro de 2025
Causada pela presença de uma massa de ar quente e úmido, a instabilidade que atinge o Rio Grande do Sul se intensifica nesta quarta-feira (3), sobretudo nas regiões Centro, Sul, Oeste e Campanha, prevê a empresa Metsul Meteorologia. Deve chover em diversos municípios, sendo que em pontos isolados não está descartada a ocorrência de pancadas fortes, com raios e granizo.
“No Oeste e no Sul, por uma frente fria que se organiza, a chuva é mais persistente e por vezes forte, com trovoadas e possibilidade de temporais isolados”, detalha um dos boletins publicados no site metsul.com. “Nas outras regiões, a chuva é mais irregular e não alcança todas as cidades.”
Já na Metade Norte, inclusive, o sol deve aparecer em vários municípios, sobretudo à tarde, com calor. As máximas podem ficar em torno de 30ºC no Noroeste, Alto Uruguai e nos Vales.
Na quinta-feira, por sua vez, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, impulsionada por massa de ar frio, e leva chuva a todas as regiões, exceto áreas próximas ao Uruguai, como a Fronteira-Oeste. No decorrer do dia, com a frente na Metade Norte, o tempo melhora e abre no Oeste e no Sul. Ao se deslocar pelo Estado, o sistema frontal pode provocar chuva localmente forte com trovoadas e alguns temporais isolados.
Em Porto Alegre e Região Metropolitana, a possibilidade de chover aumenta nesta quarta. Se ocorrer, entretanto, deve ser passageira. A tarde será novamente quente e abafada. A quinta-feira, porém, deve ser o dia com maior volume de chuva na cidade, em precipitações moderadas a fortes, com trovoadas.
Terça-feira abafada
Essa terça-feira (2) foi de calor ou abafamento em várias regiões do Estado. No Interior, estações meteorológicas indicaram máximas de 31,6ºC em São Paulo das Missões, 31,2ºC em Três Coroas, 31,1ºC em Porto Vera Cruz, 30,9ºC em Doutor Maurício Cardoso, 30,8ºC em Riozinho e 30,5ºC em Santa Rosa e Porto Xavier.
Em Porto Alegre, a maioria do bairros teve máximas entre 27ºC e 28ºC. A nebulosidade contribuiu para tornar mais intensa a sensação de abafamento.
O que esperar de setembro
Ainda de acordo com a Metsul, o clima será de extremos no Brasil, com dias quentes e de temperatura extremamente alta em diversos estados. No Rio Grande do Sul e demais Estados da Região não será diferente, e a chuva pode ter altos volumes em parte do mapa, incluindo risco de temporais, vento forte e granizo.
Em Porto Alegre, por exemplo, a média de setembro abrange mínima de 13,3ºC e máxima de 22,8ºC, além de uma precipitação média mensal é de 147,8 milímetros. No Rio Grande do Sul, o mês costuma ter altos volumes de chuva, com muitos episódios passados de cheias de rios e enchentes.
“A tendência é de chuva acima da média neste setembro em grande partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, acrescenta a empresa especializada. “No mapa gaúcho, o mês pode terminar com precipitação muito acima da média em algumas localidades, o que sugere o risco de episódios de chuva volumosa e com risco de cheias de rios, o que já ocorreu em maio, junho e agosto no território gaúcho.”
O texto acrescenta: “A primeira metade de setembro deve ter muita chuva no Rio Grande do Sul e em vários municípios a precipitação pode superar a média histórica mensal ainda nos primeiros sete a dez dias do mês, com marcas de 150 a 250 milímetros. A perspectiva é também de um mês com temperatura perto ou pouco acima da média histórica”.
(Marcello Campos)