Quarta-feira, 20 de agosto de 2025

RS tem o 3º maior crescimento turístico do País no primeiro semestre

O turismo gaúcho continua em trajetória de recuperação e expansão. Conforme Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Sul registrou alta de 0,5% no Índice de Atividades Turísticas em junho, na comparação com o mês anterior, resultado que coloca o Estado com o terceiro melhor desempenho do período.

Apenas seis unidades federativas tiveram taxa positiva no segmento entre janeiro e junho. Já a média nacional foi de -0,9%.

Na comparação com junho do ano passado, mês que ainda refletia fortemente os impactos das enchentes recordes de maio, o crescimento foi expressivo, alcançando 38,5%. O avanço também demonstra a retomada gradual da demanda por viagens e eventos no Estado, além de evidenciar a recuperação de diferentes segmentos da cadeia turística.

De acordo com o titular da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, os números do Rio Grande do Sul mostram que o trabalho integrado entre governo, municípios e trade turístico tem dado resultado:

“Esse desempenho é fruto da promoção dos nossos destinos, da qualificação dos serviços e do fortalecimento da infraestrutura. O turismo é um motor fundamental para a economia gaúcha, gerando emprego, renda e oportunidades em todas as regiões”.

Liderança na Região Sul

No acumulado do primeiro semestre de 2025, a atividade turística no Estado cresceu 9,4%, garantindo o terceiro lugar no ranking nacional e a liderança na região Sul do país. Santini destacou que o governo seguirá investindo na ampliação e diversificação da oferta, atraindo novos públicos e valorizando o que o território gaúcho tem de mais autêntico.

“Nosso objetivo é consolidar o Rio Grande do Sul como destino competitivo no cenário nacional e internacional, mantendo um fluxo constante de visitantes e fortalecendo cada elo da cadeia produtiva”, frisou.

O resultado supera o desempenho de Santa Catarina (7,7%) e Paraná (5,5%), além de estar acima da média brasileira (6,6%). No topo do ranking aparecem Rio de Janeiro (14,2%) e Amazonas (11,8%).

Recuperação e competitividade

Os indicadores reforçam a competitividade do turismo gaúcho no cenário nacional e evidenciam o processo de retomada do setor em 2025. A combinação de eventos, ampliação da oferta e recuperação da infraestrutura tem contribuído para atrair visitantes e aumentar a receita de serviços ligados à atividade.

Em 2024, a Setur lançou uma campanha nacional que projetou o Rio Grande do Sul como um destino de experiências culturais, gastronômicas e naturais. A iniciativa foi fundamental para reforçar a reputação do Estado como um lugar seguro, acolhedor e pronto para receber visitantes, especialmente em um contexto de retomada do turismo.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul tem terceiro maior crescimento do turismo no País no primeiro semestre
Quatro pessoas condenadas por fraudes em aposentadorias no Rio Grande do Sul terão que devolver mais de R$ 900 mil ao INSS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play