Quarta-feira, 01 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de março de 2022
A Rússia divulgou nesta segunda-feira (7) uma lista com 48 de países estrangeiros, incluindo 27 da UE (União Europeia) e dos Estados Unidos que “cometeram ações hostis” contra a Rússia. O Brasil está fora da seleção.
A lista é uma emenda a um documento assinado no sábado (5) pelo presidente russo, Vladimir Putin. A emenda estabeleceu critérios de relações comerciais com outros países durante o período de guerra com a Ucrânia.
O documento é encabeçado pelos EUA, Canadá e os 27 países da União Europeia. Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, Islândia, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão também foram listados. Todos os países considerados “hostis” aplicaram alguma categoria de sanção contra o governo.
A decisão possibilita que os cidadãos e empresas russas paguem em rublos (moeda russa) os bancos ou instituições dos países listados, só se a dívida for acima de 10 milhões de rublos (em torno de R$ 365 mil) por mês. O Banco Central russo reduziu o acesso à moeda estrangeira, para evitar a emissão de títulos em dólar e euro que pelas sanções ocidentais apresenta queda.