Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de novembro de 2025
A Rússia afirmou neste domingo (9) que “será obrigada” a realizar testes nucleares caso os Estados Unidos façam o mesmo.
“O presidente Vladimir Putin declarou repetidamente que a Rússia continua comprometida com seus compromissos de proibição de testes nucleares, e não temos intenção de fazê-lo. Se outro país violar os compromissos relacionados à proibição de testes nucleares, a Rússia terá de fazer o mesmo para manter a paridade”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
A fala de Peskov ocorreu após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado, no final de outubro, que autorizou a retomada dos testes nucleares no país após mais de 30 anos. Trump acusou a Rússia e a China de terem realizado testes dessa natureza, que são proibidos por tratados internacionais.
Peskov também disse que os testes realizados nas últimas semanas com o míssil Burevestnik e o torpedo Poseidon, ambos capazes de carregar ogivas nucleares, não configuram testes nucleares e que tais especulações seriam “superficiais e incorretas”. Trump mencionou esses testes como justificativa para a sua decisão.