Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

Rússia recua e decide retirar tropas de Kherson, cidade-chave na Ucrânia

As Forças Armadas da Rússia receberam ordens para se retirarem da cidade ucraniana de Kherson, a única capital regional que Moscou capturou desde o início da invasão em fevereiro. O comandante da Rússia na Ucrânia, general Sergei Surovikin, disse que não é mais possível continuar abastecendo a cidade com suprimentos.

A retirada significa que as forças russas sairão inteiramente da margem ocidental do rio Dnipro e representa um golpe significativo para a Rússia, que enfrenta uma contra-ofensiva ucraniana.

Vergonha

Para o Kremlin, a retirada também é uma vergonha, avalia o editor da BBC Rússia, Steve Rosenberg. A TV estatal russa exibiu cenas de uma reunião em que membros do alto escalão militar russo tomavam a decisão. O general Surovikin relatou a situação em Kherson.

O presidente Vladimir Putin não participou da reunião. O arquiteto da guerra fracassada da Rússia na Ucrânia parece ter deixado o anúncio para seus generais. Foi Putin quem anunciou a anexação de Kherson pela Rússia e três outras regiões ocupadas, no final de setembro.

“Nessas circunstâncias, a opção mais sensata é organizar a defesa ao longo de uma linha de barreira ao longo do rio Dnipro”, disse o Surovikin na reunião.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

MDB indica membros para equipe de transição
Ex-presidente da CBF se livra de denúncias de assédio sexual; condenações na entidade seguem em pé
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play