Sábado, 27 de setembro de 2025

Rússia volta a celebrar casamento da realeza

A ex-capital imperial da Rússia foi anfitriã do casamento de um descendente da família real russa no primeiro evento desse tipo em mais de um século.

O grão-duque George Mikhailovich Romanov se casou com a noiva italiana Victoria Romanovna Bettarini na Catedral de Santo Isaac em São Petersburgo, na sexta-feira (1º), em uma elaborada cerimônia religiosa com centenas de convidados estrangeiros presentes.

Segundo os organizadores, 1.500 pessoas foram convidadas, entre elas a rainha Sofia da Espanha, o rei deposto da Bulgária Simeón II e sua esposa Margarita, assim como outros representantes de famílias reais europeias.

O último czar da Rússia, Nicolau II, sua esposa e cinco filhos foram mortos por um pelotão de fuzilamento revolucionário em julho de 1918 no porão da casa de um comerciante em Ecaterimburgo, cidade 1.450 km a leste de Moscou.

“Este foi o primeiro lugar na Rússia para o qual retornamos”, disse George Mikhailovich, de 40 anos, ao site de notícias Fontanka.ru sobre a escolha de São Petersburgo para seu casamento.

Mikhailovich nasceu na Espanha, filho da Grã-Duquesa Maria Vladimirovna da Rússia – a autoproclamada herdeira do trono imperial da Rússia – e de seu marido, Grão-Duque Mikhail Pavlovich da Rússia. Ele viveu na França e na Espanha durante a maior parte de sua vida.

Seu bisavô, o grão-duque Kirill Vladimirovich, conseguiu escapar da violência bolchevique durante a revolução de 1917 ao fugir para a Finlândia. Ele e sua família mais tarde se mudaram para a Europa Ocidental.

George Mikhailovich visitou a Rússia pela primeira vez em 1992 e agora vive em Moscou, onde trabalha em vários projetos de caridade.

Bettarini, de 39 anos, se converteu à fé ortodoxa russa no ano passado e adotou o nome de Victoria Romanovna.

A dinastia Romanov governou a Rússia por 300 anos antes de Nicolau II abdicar em 1917, colocando a Rússia no rumo da Revolução Bolchevique, da guerra civil e 70 anos de governo comunista.

Em 2000, a Igreja Ortodoxa da Rússia canonizou Nicolau II – retratado como um líder fraco pelas autoridades soviéticas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Terremoto de 5,9 de magnitude é registrado no Acre
Comitiva gaúcha viaja à Europa em busca de parcerias na área de inovação e tecnologia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play