Quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Saiba como é a cela para onde Jair Bolsonaro deve ir na Papudinha, no Distrito Federal

Condenado a 27 e três meses de prisão por liderar uma organização criminosa em uma tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve trocar em breve a prisão domiciliar na sua casa de aproximadamente 400 metros quadrados, no condomínio Solar de Brasília, por uma cela de cerca de 24 metros quadrados na carceragem do 19.º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Papudinha.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo junto a uma autoridade ligada à PMDF sobre as especificações da possível cela em que Bolsonaro ficará preso, caso o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determine a sua prisão em regime fechado na Papudinha.

A Papudinha não possui celas individuais. Os locais acomodam geralmente mais de um detento em uma espécie de “alojamento”. Mas, por se tratar de um ex-presidente, é esperado que ele não divida a acomodação com outros presos.

Em nota, a PMDF afirmou que “a estrutura opera exclusivamente dentro dos parâmetros legais e sob acompanhamento permanente das autoridades competentes”.

“O local recebe militares do Distrito Federal presos provisoriamente e pessoas com prerrogativa legal de prisão especial, conforme artigo 295 do Código de Processo Penal. O funcionamento e a segurança da unidade seguem as normas previstas nos decretos que regulam o apoio da PMDF ao sistema penal do Distrito Federal”, afirmou.

O 19.º BPM conta atualmente com cerca de 50 detentos. Não está descartada a possibilidade de a carceragem, a cela ou alguma outra área do Batalhão passar por reformas para receber Bolsonaro. A unidade é administrada pela PMDF e não está submetida ao mesmo funcionamento imposto pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF no Complexo da Papuda.

Procurada, a Secretaria não forneceu detalhes sobre a possível cela de Bolsonaro e afirmou que “as unidades penais têm celas distintas com dimensões distintas podendo comportar o mínimo de 3 custodiados”.

“De acordo com o princípio constitucional da impessoalidade, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) cumpre integralmente as determinações do Poder Judiciário e realiza a alocação dos custodiados com base em critérios técnicos, considerando aspectos como idade, fatores de vulnerabilidade e outras circunstâncias relevantes específicas de cada caso”, disse em nota.

A possível cela de Bolsonaro no Batalhão conta com uma “comodidade” disponível apenas aos presos idosos ou com necessidades especiais em todo o Complexo Penitenciário da Papuda: chuveiro com água quente.

São proibidos eletrodomésticos nas celas da Papuda, mas existe uma exceção: os presos podem ter uma televisão, desde que o item seja doado pelas famílias. A mesma regra é aplicada pela PMDF na Papudinha, que ainda permite um frigobar no local de detenção. Além da área de descanso e do banheiro com água quente, Bolsonaro ainda contará com uma lavanderia, um pequeno depósito e uma copa em seu alojamento.

O ex-presidente terá aproximadamente 12 metros quadrados de área para se locomover durante o banho de sol. Atualmente, nas demais unidades da Papuda, os presos têm direito a duas horas de banho de sol. A exceção são os idosos, cujo período pode ser estendido para até oito horas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Decisão do Supremo abre margem para que Bolsonaro vá à prisão em regime fechado na semana que vem
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play