Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Saiba mais sobre o conclave que escolherá o novo papa

Começou nesta quarta-feira (7) um dos principais eventos da Igreja Católica: a eleição de um novo papa. A reunião, que ocorre na Capela Sistina, conta com a participação de 133 cardeais.

Os religiosos afirmaram à imprensa que o conclave deste ano deve ser curto, durando no máximo três dias. É possível saber que um cardeal foi ou não escolhido para suceder ao papa Francisco pela cor da fumaça que sairá do teto da Capela Sistina no final de cada rodada de votação.

A fumaça branca significa que um novo papa foi escolhido. Já a fumaça preta aponta que a decisão ainda não foi tomada pelos cardeais.

Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. De modo geral, as eleições dos últimos 100 anos foram rapidamente resolvidas.

Na história da Igreja Católica como um todo, porém, já houve eleições que duraram semanas, incluindo um episódio no século 13 em que um conclave demorou mais de dois anos para ser concluído e terminou com a eleição de Gregório X.

Os cardeais fazem um juramento de segredo absoluto sobre o processo de escolha do novo papa. Para ser eleito, são necessários dois terços dos votos do Colégio de Eleitores. As cédulas são queimadas após a contagem. Em um cenário com 133 cardeais, são necessários ao menos 89 votos para vencer a votação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

“Que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil”, diz cardeal em missa do conclave
Descontrole de vereadores marca sessão extraordinária na Câmara Municipal de Alvorada
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play