Terça-feira, 07 de dezembro de 2021

loader

Saiba mais sobre o Projeto Social do Grupo Marias que atende mulheres na Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre

Mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social contam com apoio no bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre.

O Grupo Marias foi criado em janeiro de 2021 devido ao grande número de mães de alunos que procuraram a professora Rosana Kasper durante o ano de 2020 por causa da pandemia com pedidos ajuda devido às dificuldades que estavam sofrendo: fome, desemprego, depressão e violência doméstica.

A professora conta que antes mesmo da pandemia já via a necessidade de criar esse grupo, pois como psicopedagoga que atendia alunos especiais e com com dificuldades de aprendizagem nas escolas, observava que a grande maioria era em decorrência de problemas emocionais por causa da violência que presenciavam, além de casos constantes de adolescentes depressivos que se mutilavam cortando os braços devido aos mesmos problemas.

A pandemia foi o estopim para que esse projeto ganhasse força e saísse do papel, pois era necessário criar um espaço de acolhimento, de escuta e principalmente, de empoderamento a essas mulheres para que possam se reerguer novamente através do vínculo afetivo, autoconfiança e da mudança de comportamento.

Assim sendo, o Grupo Marias foi desenvolvido para mulheres em situação de vulnerabilidade social no bairro Restinga – Porto Alegre, visando a inclusão social e o empoderamento feminino, através de oficinas de alfabetização e artesanatos diversos, resignificando ideias de reutilização de materiais e sustentabilidade, além de proporcionar conhecimentos gerais sobre saúde, direito, ecologia e psicologia para que elas possam crescer e se transformarem em agentes protagonistas dentro da própria comunidade.

Atualmente esse projeto está atendendo gratuitamente mulheres (chefes de família) todos os sábados pela manhã na Escola Comunitária Planeta Infantil, e vive da doações, tanto de materiais para oficinas e como de cestas básicas, e conta com uma equipe técnica da pedagogia, psicologia e advocacia para dar suporte a elas, e está procurando um espaço maior para dar continuidade durante a semana e aumentar os atendimentos.

Os encontros acontecem na EEI Planeta Infantil, escola comunitária, localizada na Acesso A, 3036 – Restinga Nova, esquina com a Rua Nísia Floresta. Telefone para contato: (51) 998925421.



Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Lista de alunos contemplados com vagas em escolas municipais de educação infantil em Porto Alegre está disponível para consulta
Motorista de van escolar é condenado por estuprar e matar adolescente no Noroeste do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play