Domingo, 16 de novembro de 2025

Saiba por que Tarcísio de Freitas vai guiar o PT sobre destino político de Fernando Haddad em 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é chamado no PT de soldado do partido. Não há dúvidas na cúpula da legenda de que ele estará a postos para cumprir a missão determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano que vem. Há três caminhos: continuar no comando da pasta, disputar o Senado ou o Palácio dos Bandeirantes. Ele mesmo não indica sua pretensão.

Em entrevista disse que não conversou com Lula ainda. Fato é que, até chegar o momento de esse diálogo ocorrer, o PT avaliará diversas nuances da corrida eleitoral e a principal delas é o “fator Tarcísio de Freitas”. Nos bastidores, interlocutores da sigla admitiram que vão se guiar pelos passos do governador de São Paulo para só então sugerir o caminho para Haddad a partir de maio.

A lógica que circula no PT é a seguinte: se Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidir concorrer à Presidência, o ambiente em São Paulo terá espaço para um candidato mais moderado. Neste caso, parte dos petistas tende a sugerir a Lula que ele abra mão de Geraldo Alckmin (PSB) como vice para que o ex-tucano possa disputar o governo estadual. Haddad tentaria, então, uma vaga de senador.

Já se Tarcísio de Freitas tentar a reeleição, integrantes do PT acreditam que o centro e a direita estarão conectados com o atual governador. A solução para viabilizar uma candidatura seria antagonizar. Haddad buscaria reunir a esquerda e o centro-esquerda na disputa ao Palácio dos Bandeirantes.

O que fazer com a vaga na Fazenda não é motivo de preocupação na sigla por ora. O secretário-executivo Dario Durigan é visto como continuidade natural. (Coluna de opinião do portal Estadão).

Tarcísio atrai lulistas e tem base mais diversa que Bolsonaro, diz pesquisa

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem conseguido ampliar sua base de apoio para além dos limites da direita tradicional. É o que mostra um recorte da pesquisa A Cara da Democracia 2025, realizada entre os dias 17 e 26 de outubro com 2.500 entrevistas presenciais em todo o país.

Segundo o levantamento, o grupo que declara “gostar ou gostar muito” de Tarcísio é mais heterogêneo do que o que manifesta a mesma simpatia por Jair Bolsonaro (PL), incluindo uma parcela relevante de eleitores que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno de 2022.

De acordo com os dados, 22% dos simpatizantes de Tarcísio afirmam ter votado em Lula, enquanto apenas 10% dos que demonstram alta aprovação a Bolsonaro fizeram o mesmo. Com informações do portal CNN.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

90% dos estudantes brasileiros, do ensino fundamental ao médio, desconheciam o que era a COP-30
Eleições 2026: Tarcísio tem eleitorado parecido com o de Bolsonaro, mas atrai mais lulistas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play