Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 5 de maio de 2025
O histórico show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, custou por volta de R$ 92 milhões à organização do espetáculo, segundo pessoas que participaram dos bastidores do grande evento carioca. Mas, afinal, qual o cachê pago à artista, que reuniu uma plateia estimada em 2,1 milhões de pessoas?
O cachê da artista não foi revelado pelos organizadores do mega evento. Projeções estimadas, porém, mostram que o valor supera US$ 1 milhão (o equivalente a R$ 5,6 milhões), levando em consideração as quantias recebidas em festivais mais recentes, de acordo com pesquisa feita pelo jornal britânico “The Guardian”.
O orçamento total do show, que gerou uma movimentação de mais de R$ 600 milhões na economia da cidade, foi compensado com os apoios de diversos patrocinadores — o preço inclui não só o cachê da artista, mas todas as despesas com transporte, contratação de equipamentos, além da hospedagem de Gaga e sua comitiva no Rio de Janeiro.
Dentro dos R$ 92 milhões necessários para colocar o evento “de pé”, a organização contou com os patrocínios da Prefeitura do Rio de Janeiro e do governo estadual, ambos no valor de R$ 15 milhões. A Bonus Track, produtora do show de Gaga, também teve com o patrocínio de 12 marcas, que garantiram o restante do aporte.
Copacabana entrou para a história como palco do recorde de público da estrela americana, dona de sucessos como Bad Romance, Poker Face e Born This Way.
A estimativa de público é da prefeitura do Rio, com informações da Riotur (empresa municipal de promoção ao turismo), da Polícia Militar e dos produtores do show. A multidão supera 1,6 milhão de pessoas que acompanharam, em maio de 2024, outra popstar americana, Madonna, também em Copacabana.
Lady Gaga publicou um agradecimento nas redes sociais. Ela destacou que o público superior a 2 milhões de pessoas é o maior já registrado para uma artista mulher na história.
“Nada poderia me preparar para o que senti durante o show da noite passada — o orgulho e a alegria absolutos que senti ao cantar para o povo do Brasil. Ver a multidão durante as minhas primeiras músicas tirou o meu fôlego”, escreveu a cantora.
O cálculo inicial da prefeitura era de que o público de 1,6 milhão se repetiria, mas os organizadores foram surpreendidos pela procura dos fãs. Dias antes da apresentação, a prefeitura aumentou de 240 mil para 500 mil a expectativa de turistas de fora da cidade.
O show da Lady Gaga era esperado pelos fãs desde 2012, última vez em que ela esteve no Brasil. Em 2017, era previsto um retorno durante o Rock in Rio. Mas a performance teve que ser adiada por causa de problemas de saúde da cantora, que enfrentava crise de fibromialgia.
A expectativa para o show histórico desse fim de semana no Rio pôde ser conferida ao longo da semana, quando milhares de fãs fizeram plantão em frente ao hotel Copacabana Palace – onde Lady Gaga estava hospedada – à espera de um aceno da estrela. Desde o início da tarde de sábado, milhares de pessoas estavam nas areias da praia de Copacabana visando conseguir um bom lugar para ver a apresentação de Lady Gaga.
Lady Gaga respondeu o carinho dos fãs com uma mensagem no início do show.
“Eu estou tão honrada por estar aqui com vocês nesta noite. Meu coração está transbordando. Sinto-me sortuda, orgulhosa e profundamente grata. Nesta noite, nós estamos fazendo história”, declarou.
“Vocês esperaram por mim, esperaram por mais de dez anos”, disse.