Sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Saldo de empregos este ano no Rio Grande do Sul supera em 23% todo o 2024

O Rio Grande do Sul registrou 77.953 mil novas vagas com carteira assinada nos dez primeiros meses de 2025, resultado de 1.411.267 contratações e 1.333.314 desligamentos entre janeiro e outubro.

Os números ultrapassam o saldo de todo o ano de 2024, quando o Estado contabilizou 63.497 postos formais, um crescimento de 22,8%. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta quinta-feira (27).

No ranking das unidades federativas com maior saldo positivo no ano, o Estado ocupa a sétima posição, permanecendo atrás apenas de São Paulo (502,7 mil), Minas Gerais (159,6 mil), Paraná (129,4 mil), Bahia (104,3 mil), Rio de Janeiro (104,2 mil) e Santa Catarina (101,1 mil).

A Região Sul, por sua vez, ocupou o terceiro lugar na geração de empregos no país, com 308.368 novos postos, em uma classificação liderada pela Região Sudeste, com 789.028 vagas formais, seguida do Nordeste, com 369.596.

Para o titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Gilmar Sossella, o crescimento dos indicadores têm relação direta com as ações promovidas pelo governo Leite em todo o RS para fortalecer a geração de empregos. “Cada vez mais a política de promoção da qualificação profissional, por meio de cursos e capacitações, está mostrando sua eficiência com esse crescimento dos níveis de empregabilidade”, destaca.

Números de outubro

Em outubro, o Rio Grande do Sul apresentou saldo negativo de 256 vagas formais, a partir de 131.669 contratações e 131.925 desligamentos no mês. A queda dos indicadores está relacionada ao desempenho desfavorável da indústria, com o encerramento de 5.697 postos formais no período.

“Essa redução está diretamente relacionada às tarifas impostas ao Brasil pelos Estados Unidos. Com a sinalização de acordos para o fim da aplicação das taxas em muitos setores, temos convicção que nossos índices de geração de emprego na indústria voltarão a ser positivos”, explica o secretário.

O setor dos serviços liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades no mês, com 2.505 novos postos de trabalho. O comércio ocupou a segunda posição, com a geração de 1.618 vagas, seguido da agropecuária, com 1.582 postos. Já a construção apresentou saldo negativo de 264 empregos no mês.

Os cinco municípios com maior número de vagas formais criadas em outubro foram:

– Porto Alegre (397);
– Vacaria (292);
– Santa Rosa (263);
– Canoas (232);
– Passo Fundo (215).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Cerca de 70% dos municípios gaúchos apresentam risco de inundações, diz estudo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play