Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de novembro de 2025

Desde o início da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, os visitantes encontraram nas bancas da Praça da Alfândega um convite irresistível: saldos com livros a partir de R$ 5, que tornam possível aumentar o acervo pessoal sem gastar muito. A ampla diversidade de obras reflete o espírito democrático do evento, que conta com 79 bancas e segue até o dia 16 de novembro, na Praça da Alfândega.
Entre os achados, há os famosos livros de pintar da Bobbie Goods, gibis, mangás, literatura infantil e adulta, fotografia, tecnologia, Sudoku, caça-palavras, literatura gaúcha, além de clássicos da literatura de domínio público, como Machado de Assis, Fernando Pessoa, entre outros.
Para os que também veem nos livros verdadeiras obras de arte, há edições limitadas que encantam à primeira vista. Com capas duras, detalhes em relevo e metalizados, lombadas decoradas e acabamento refinado, esses exemplares transformam a leitura em uma experiência estética e afetiva. Entre os destaques, estão versões especiais de best-sellers como O Pequeno Príncipe, Sherlock Holmes, O Mundo de Sofia, Pinóquio e autores como William Shakespeare, Edgar Allan Poe e George Orwell (que inclusive é um dos mais vendidos desta edição da Feira). Podem ser encontradas, também, edições em português e em inglês.
Além dos preços populares, algumas bancas oferecem brindes como ecobags para compras acima de determinado valor, tornando a experiência ainda mais atrativa para quem deseja explorar o evento e valorizar o comércio livreiro.
Um dos autores gaúchos mais procurados nas bancas é Luis Fernando Verissimo, cuja partida neste ano reacendeu o interesse por suas obras. Expositores relatam um aumento significativo na busca por seus livros, especialmente pelas clássicas crônicas de humor que marcaram gerações de leitores. Com sua ironia elegante e olhar afetuoso sobre o cotidiano, a leitura de Verissimo volta a conquistar o público que deseja revisitar ou descobrir o talento inconfundível de um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea.
Mais do que um evento literário, a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre reafirma seu papel como um ponto de encontro entre leitores, autores e histórias. Entre saldos acessíveis, edições especiais e clássicos revisitados, cada banca guarda a chance de uma nova descoberta. Não por acaso, o slogan desta edição “Beba desta fonte” traduz o espírito da Feira: um convite a mergulhar nessa fonte inesgotável de conhecimento, emoção e imaginação que faz da literatura um patrimônio cultural e histórico de todos.
Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre
O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é apresentada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Teatro Carlos Urbim, conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e do Grupo Zaffari. Patrocínio de Gerdau, Ceee Equatorial, Vero, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working, Senado Federal e Sebrae. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Banco dos Livros, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Embaixada da Noruega, NORLA, Instituto Cervantes, Imersiva, Panvel, Versa, Kodex, Master Hotéis, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do RS, Mastercard, Sesc, Prefeitura de Guaíba. Apoio institucional: Feevale, Summit, Bibliex e Aliança Francesa. Espaço cedido: Clube do Comércio.