Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Sanderson alerta: “O Rio Grande do Sul precisa de uma faxina igual à do Rio de Janeiro”

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL) afirma que, “ao contrário do discurso oficial, hoje, no Rio Grande do Sul, existem regiões e até municípios sofrendo forte influência das facções criminosas, que definem horários e taxas a serem pagas por empresários”. O deputado conversou ontem com o jornalista Flavio Pereira e comentou que esse tema foi levado ao plenário da Câmara dos Deputados. Segundo Sanderson, as facções e o crime organizado tomaram conta do Brasil “porque, nesses últimos 30 anos, à exceção dos quatro anos do governo Bolsonaro, foram 26 anos de governos omissos, de governos que fecharam os olhos para o agigantamento das facções”.

Na avaliação do deputado, “o Rio Grande do Sul já está em alerta para que uma operação ‘faxina’ aconteça também em nosso Estado, porque, afinal de contas, o Rio de Janeiro não é uma ilha. E não é só o Rio de Janeiro que está tomado pelas facções criminosas”. Ele explica, porém, que defende uma grande operação no Rio Grande do Sul, dentro da lei e integrada com o Poder Judiciário e o Ministério Público.

“Não estou falando em matar ninguém, mas em organizar, com o uso dos órgãos de inteligência, uma operação cirúrgica para prender e tirar de circulação líderes de facções, pessoas foragidas ou com mandados de prisão em aberto. Pelo que me dizem os colegas da Polícia Civil e da Brigada Militar que atuam na linha de frente, é preciso um freio de arrumação no Estado em relação ao crescimento silencioso das facções criminosas.”

Deputado Branchieri: “O Brasil precisa escolher de que lado está: do policial que enfrenta o fuzil ou do governo que chama bandido de vítima”

“Enquanto o Brasil enterra seus heróis, o presidente olha para o outro lado. Na COP30, Lula ignorou os quatro policiais mortos no Complexo do Alemão e preferiu investigar quem enfrentou o crime, e não quem o espalha pelo País”, avalia o deputado Claudio Branchieri (Podemos).

Branchieri lamenta que, até agora, “nenhuma palavra de consolo, nenhuma solidariedade às famílias que perderam pais, filhos e esposos em nome da lei. Mas, quando o criminoso cai, o discurso vem pronto: ‘violência policial’, ‘matança’, ‘excesso’. O mesmo governo que nega blindados ao Rio agora estuda auxílio financeiro para familiares de traficantes mortos, enquanto as viúvas de policiais seguem sem apoio, sem voz e sem justiça”, afirmou o deputado.

“O Brasil precisa escolher de que lado está: do policial que enfrenta o fuzil ou do governo que chama bandido de vítima”, disse Branchieri.

Comitiva gaúcha debate o Corredor Bioceânico no Chile

Uma delegação gaúcha, coordenada pela UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul), encontra-se percorrendo a região do Atacama, no Chile, avaliando o intercâmbio das potencialidades turísticas e econômicas do Estado. O diretor de Articulação da UPM, Flavio Monteiro, informa que está agendado um encontro com o objetivo de fomentar o projeto do corredor bioceânico, a partir dos portos de Arroio do Sal, no transporte de produtos para o Chile e no sentido contrário.

Além do diretor da UPM, Flavio Monteiro, que coordena a delegação, integram a comitiva os deputados estaduais Delegado Zucco e Sérgio Peres; o ex-deputado catarinense Gilmar Knaesel, membro do Conselho Consultivo da UPM; Marcelo Menezes Gregório, vice-prefeito de Candiota; Paulo Roberto Brum Corrêa, presidente da Câmara de Vereadores de Candiota; Felipe de Simoni, presidente da Câmara Intercontinental de Indústria e Comércio; Luciano Costa, secretário de Turismo de Arroio do Sal; e Aldo Miranda, consultor jurídico da UPM.

Acredite: Lula poderá anunciar solidariedade à ditadura da Venezuela

O que se comentava ontem nos bastidores da COP30 é de estarrecer: o presidente Lula pretende manifestar, no domingo, durante a cúpula de países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, “solidariedade regional” à ditadura da Venezuela, diante das recentes ameaças do governo norte-americano.

Litoral Norte tem projeto para atrair grandes investimentos

O jornalista Matheus Junges, liderança do Litoral Norte e atual diretor da Secretaria Estadual de Turismo, anunciou ontem que concluiu um projeto de atração de investimentos para o Polo Logístico e Turístico do Litoral Norte. A iniciativa, resultado de estudos que ele realizou sobre o potencial logístico da região, pretende atrair grandes investimentos. Ele explicou:

“Temos um modal logístico e vamos prospectar investidores interessados em fazer o investimento necessário para se instalar. Temos um aeroporto, teremos dois grandes terminais portuários, modal ferroviário, proximidade com a BR-101 e estamos a 300 quilômetros de Florianópolis, 200 da Serra e de Porto Alegre. Torres, Arroio do Sal e Três Cachoeiras passam a ter importância logística para o Estado. Não temos, em nenhuma cidade do Estado, o que hoje essa microrregião do litoral tem”, garante Matheus Junges.

Montadora chinesa cede 100 veículos eletrificados para uso na COP30

A propósito das informações sobre o apoio privado à COP30, o jornalista Flavio Pereira recebeu da Casa Civil da Presidência da República a seguinte nota:

“A organização da COP30 recebeu, nessa quarta-feira (5), 100 veículos da empresa GWM Motors, que darão apoio à logística do evento em Belém nas próximas semanas. Os automóveis serão utilizados exclusivamente durante os dias da conferência. Por meio de parceria com o Governo Federal, os carros eletrificados atenderão autoridades, organizadores e delegações participantes da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Participaram do evento o embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao; o presidente da GWM no Brasil e no México, Andy Zhang; o diretor de Relações Institucionais da empresa, Ricardo Bastos; e o diretor de Operações, Diego Fernandes.

Rui Costa também ressaltou o papel da China nas negociações climáticas e o alinhamento entre os dois países em favor da agenda ambiental. ‘Hoje, a China é uma referência e tem sido, ao lado do Brasil, um dos países que lideram as discussões para a redução das emissões no planeta’, destacou o ministro.” (Por Flávio Pereira – @flaviorrpereira)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flávio Pereira

Em reunião com o presidente do Banco Central, ministro Augusto Nardes avalia situação do crédito agrícola no Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play