Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 27 de janeiro de 2026
A Secretaria da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul acaba de lanlar o projeto “Crias” (Ciclo Empreendedor Criativo), iniciativa estratégica voltada a atividades de formação e desenvolvimento por jovens e empreendedores que vivem em áreas sob vulnerabilidade atendidas pelo programa “RS Seguro Comunidade”. O investimento é de R$ 300 mil.
Concebida como uma jornada de expansão, criatividade e futuro, a ação reúne duas iniciativas: a “Residência Criativa para Jovens Protagonistas Comunitários” (2ª edição) e o “Crias Negócios”, ambas executadas pelo Impact Hub e pela Salto Inclusão Produtiva. Cada modalidade tem 25 vagas, com inscrições mediante preenchimento de formulário on-line. Os interessados devem observar os pré-requisitos de participação e enviar os documentos solicitados.
As atividades das duas ações serão presenciais, aos sábados e domingos a partir de 21 de fevereiro, com metodologias baseadas em oficinas, rodas de conversa, desafios práticos e vivências criativas, sempre com acompanhamento qualificado e foco na aplicação prática dos aprendizados. O local escolhido é a Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Os participantes contarão com alimentação e ajuda de custo para transporte, garantindo condições de acesso e permanência. As inscrições encerram-se em 22 de fevereiro, por meio de formulário disponível no portal estado.rs.gov.br.
De acordo com a coordenadora do programa “RS Criativo”, Juliana Sehn, o Crias integra a estratégia da Sedac de articulação entre cultura, desenvolvimento territorial e inclusão produtiva, reconhecendo a economia criativa como vetor de transformação social e econômica nos territórios do RS Seguro Comunidade:
“Ao estruturar ações formativas e de qualificação empreendedora conectadas às realidades locais, o projeto contribui para o fortalecimento de capacidades, a geração de oportunidades e a consolidação de trajetórias sustentáveis no campo criativo”.
Para o secretário-executivo do ‘RS Seguro”, delegado Antônio Padilha, o projeto reforça a atuação integrada do programa nos territórios, ao unir cultura, criatividade e inclusão produtiva como ferramentas de prevenção e desenvolvimento social:
“Ao investir no protagonismo e no potencial criativo dos jovens, a iniciativa fortalece vínculos comunitários e contribui para a construção de territórios mais seguros, resilientes e com perspectivas de futuro”.
Detalhes
– Residência Criativa para Jovens Protagonistas Comunitários – 2ª edição: voltada a adolescentes de 15 a 18 anos, regularmente matriculados em instituições de ensino, residentes em territórios do RS Seguro Comunidade e participantes das ações dos Centros da Juventude do RS (CJs) e do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), a Residência Criativa chega à sua segunda edição.
No foco está a ampliação do acesso de jovens a processos formativos inovadores. A capacitação propõe uma imersão em vivências criativas, desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, liderança e construção de projetos reais com impacto positivo nas comunidades. A proposta é fortalecer o senso de pertencimento, estimular a participação social e apoiar o surgimento de jovens lideranças comunitárias comprometidas com a transformação de seus territórios.
Ao longo das formações, os participantes serão estimulados a desenvolver autonomia, identidade e resiliência, conectando seus talentos às realidades dos territórios onde vivem.
– Crias Negócios: o Ciclo Empreendedor Criativo é direcionado a jovens a partir de 18 anos e que desejam estruturar, qualificar ou impulsionar seus empreendimentos no campo da indústria criativa. Por meio da ação são oportunizados formação voltada à construção de planos de negócios, identificação de oportunidades e desenvolvimento de projetos com impacto social, conectando criatividade, cultura e sustentabilidade econômica.
(Marcello Campos)