Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de dezembro de 2025
A partir das 9h desta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre realiza a quinta e última edição do evento gratuito “Diálogos do Porto da Educação” em 2025. A palestrante convidada é a presidente do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, que falará sobre estratégias para redução de desigualdades na aprendizagem e avanços em qualidade com base em evidências.
O local é auditório da pasta, na rua Riachuelo nº 1.257 próximo à Biblioteca Pública do Estado (Centro Histórico). As inscrições são abertas a qualquer interessado, por meio da plataforma de ingressos sympla.com.br.
Titular da Smed, Leonardo Pascoal ressalta: “Cada edição do evento é uma oportunidade de provocar reflexões profundas sobre o presente e o futuro da escola pública, abrindo caminho para pensarmos estratégias concretas no processo de tornar a educação mais igualitária”.
Palestrante
Paulistana, Priscila Cruz é formada em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Após iniciar a carreira na iniciativa privada, passou a atuar no terceiro setor em 2001, quando coordenou ações de mobilização no Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil para o Ano Internacional do Voluntário, contribuindo para dobrar o número de colaboradores em todoo País.
Em 2002, foi uma das fundadoras do Instituto Faça Parte, voltado ao incentivo do voluntariado entre estudantes. Atuou na organização até 2006, quando participou da criação do Todos Pela Educação, movimento que reúne sociedade civil, educadores e gestores públicos com o objetivo de fortalecer a educação básica no País.
Trata-se de uma espécie de aliança, lançada oficialmente em 2006 a partir da escuta de mais de 70 especialistas e líderes. Em 2020, a instituição decidiu ampliar sua atuação para além da meta inicial, prevista para 2022.
Fortalecimento
O “Diálogos do Porto da Educação” é uma iniciativa da Smed promove encontros mensais com especialistas nacionais e internacionais. Seu público-alvo é composto prioritariamente de professores, gestores e demais profissionais da rede municipal.
Conforme a prefeitura da capital gaúcha, o programa busca fortalecer a prática pedagógica, por meio de uma série de ações. Na lista estão o diálogo com o conhecimento científico, a valorização da experiência docente e o compromisso com uma educação mais humana, inclusiva e inovadora.
(Marcello Campos)