Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de outubro de 2025
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol na Capital gaúcha. Trata-se de um homem de 42 anos que foi internado no Hospital São Lucas da PUCRS. Ele relatou ter ingerido duas caipirinhas de vodca em um bar na cidade de São Paulo, no dia 26 de setembro.
Essa também é a primeira ocorrência confirmada envolvendo um morador do RS. Os sintomas da intoxicação – febre, dor abdominal e cefaleia – surgiram entre 12 e 24 horas após o consumo da bebida adulterada. Em seguida, ele apresentou visão turva e alteração na percepção de cores. Atualmente, o homem encontra-se bem, apresentando apenas cansaço.
“O caso está sendo acompanhado pela Vigilância em Saúde da Capital, que mantém contato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT) e com o hospital para monitoramento e orientações complementares. Segue em investigação um segundo caso, ainda sem confirmação de intoxicação. As amostras estão sendo analisadas, e as equipes de vigilância verificam o local de procedência da bebida consumida”, informou a prefeitura de Porto Alegre.