Quinta-feira, 16 de abril de 2026

Secretaria do Meio Ambiente do RS recebe bote náutico para reforço de fiscalização

Nessa quarta-feira (15), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) recebeu do governo gaúcho um bote náutico adaptado para policiamento aquático. A embarcação será utilizada em parceria com a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) em atividades de fiscalização ambiental, gestão de recursos pesqueiros, pesquisa científica aplicada, monitoramento da qualidade da água e resposta a emergências.

Com carreta acoplada, o bote é do tipo inflável, com fundo rígido, motor de 110 cavalo-de-força e características semelhantes ao modelo “NX 620” (detalhe útil para quem entende do assunto). A capacidade é para sete ocupantes. A aquisição foi viabilizada com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema).

A embarcação ficará baseada na sede do Comando de Polícia Ambiental da Brigada Militar, no bairro Navegantes, próxima à ponte móvel do Guaíba, em Porto Alegre. A gestão será compartilhada entre as equipes da Sema e do Comando Ambiental, garantindo o uso integrado e eficiente do equipamento.

“Este equipamento amplia a capacidade operacional do Estado em rios, lagos, banhados e áreas alagáveis, integrando ações de fortalecimento da fiscalização ambiental e da gestão dos recursos naturais”, ressaltou o secretário-adjunto da pasta, Marcelo Camardelli.

Ele participou da cerimônia de entrega do veículo, na sede do Comando de Polícia Ambiental da BM, em Porto Alegre. A seu lado estava o comandante do 1º Batalhão de Polícia Ambiental, tenente-coronel Tiago Carvalho Almeida, dentre outras autoridades. Camardelli também destacou o caráter estratégico do investimento para o fortalecimento das ações institucionais:

“Este é um momento importante para a Secretaria, ao concretizarmos um investimento do Estado que se traduz em benefícios diretos para a sociedade, tanto no fortalecimento da fiscalização ambiental quanto no apoio à pesquisa e à conservação de espécies, além de garantir mais segurança às equipes em campo. A atuação em rios, lagos, banhados e áreas alagáveis é fundamental para o controle da pesca, especialmente no combate à captura ilegal de espécies ameaçadas de extinção e na proteção dos ecossistemas aquáticos, onde o acesso embarcado é, muitas vezes, a única forma efetiva de vigilância e monitoramento ambiental”.

Já o tenente-coronel da Patram, Tiago Almeida, apontou que a aquisição do bote é de grande utilidade para o Comando Ambiental, em atuação conjunta com a Sema: “Nossas ações são integradas e complementares, o que fortalece os resultados na proteção ambiental. Agradeço a confiança no nosso trabalho e a parceria, que possibilitou mais esse avanço e certamente trará impactos positivos para a preservação dos recursos naturais do nosso Estado”.

Os participantes acrescentaram que, além das atividades rotineiras de fiscalização e pesquisa, embarcações desse tipo têm se mostrado ainda mais relevantes diante dos eventos climáticos extremos que atingiram o Rio Grande do Sul. Nesses contextos, o uso de botes é essencial para resgate de pessoas e animais silvestres, apoio a ações emergenciais em áreas alagadas e de difícil acesso, bem como avaliação de impactos ambientais e coleta de amostras para análise da qualidade da água.

No site estado.rs.gov.br, o governo gaúcho enfatiza que o investimento em equipamentos adequados contribui para ampliar a capacidade de resposta do poder público. Também assegura o cumprimento da legislação ambiental e pesqueira, fortalece a proteção da biodiversidade e apóia ações de adaptação do Estado às mudanças climáticas, cujos efeitos extremos tendem a se tornar cada vez mais frequentes.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Após 42 anos, Rio Grande do Sul volta a receber navegação fluvial noturna de grande porte
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play