Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

Secretário Carlos Gomes diz que mutirões para regularizar imóveis da Cohab “trazem dignidade para as famílias”

“A regularização desses imóveis traz dignidade para essas famílias”, afirmou o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, que esteve presente sexta e sábado em Canoas, no mutirão do Projeto Terra – Eu sou Cohab, mobilizando centenas de moradores. O secretário conversou com o colunista Flavio Pereira, e destacou a importância deste mutirão em Canoas, onde existem 4.394 imóveis aptos a serem regularizados. Trata-se do terceiro maior município com imóveis nessa situação, ficando atrás apenas de Pelotas e Porto Alegre. O foco do mutirão, é a regularização de imóveis adquiridos por meio da extinta Companhia de Habitação do Estado (Cohab-RS). O mutirão é promovido pelo Tribunal de Justiça do estado, em parceria com a prefeitura, Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Registro Civil, Registro de Imóveis, Tabelionato, Defensoria Pública, Ministério Público e Exército. Carlos Gomes estima que o Projeto Terra – Eu sou Cohab vá alcançar em todos os municípios onde exista essa situação, mais de 62 mil imóveis que ainda seguem em nome do estado. Segundo  o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, “essa  conquista será dos moradores, pessoas que, em alguns casos, aguardavam há 20, 30, e até 40 anos pela realização desse sonho”.

PEC do deputado Mauricio Marcon, dá  liberdade ao trabalhador para escolha da melhor escala

Tem a autoria do deputado federal Mauricio Marcon (Podemos) e de outros deputados gaúchos (Marcelo Moraes, Sanderson, Franciane Bayer, Marcel van Hatten, Giovani Cherini, Zucco, Luis Carlos Busato, Afonso Hamm, Daniel Trzeciak , Bibo Nunes, Lucas Redecker, Osmar Terra, Covatti Filho, Any Ortiz, Alceu Moreira, Pedro Westphalen) a PEC 40, que dá liberdade aos trabalhadores de optarem por outra escala, além da 6×1.

A proposta, segundo Marcon, Altera o Art. 7° da Constituição Federal “e assegura ao empregado a escolha entre o regime tradicional da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com carga horária de até 44 horas semanais, uma jornada diária ou uma jornada flexível baseada em horas trabalhadas”. O deputado sustenta que a proposta “vai  ampliar a liberdade e autonomia do trabalhador na escolha de sua jornada de trabalho e, consequentemente, na definição proporcional de sua remuneração”.

Vem aí o reajuste no pedágio da Rota de Santa Maria

A Rota Santa Maria, que administra o trecho da rodovia entre Santa Maria e Tabaí deve anunciar o reajuste nos valores do pedágio, que vai vigorar este mês. O reajuste será anunciado, após a autorização do conselho superior da Agergs (a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul ) do repasse à concessionária Rota de Santa Maria, de R$ 110,9 milhões como reequilíbrio parcial, justificado pela situação de calamidade pública de 2024. Os R$ 110,9 milhões serão sacados do Funrigs, o Fundo de Reconstrução do RS.

MP pede em Cachoeirinha absolvição d prefeito e vice

 O parecer do Ministério Público, emitido em 30 de outubro de 2025 pela 143ª Zona Eleitoral de Cachoeirinha, aponta que as acusações apresentadas pelo ex-candidato David Almansa não se sustentaram diante das provas e depoimentos colhidos. O MP entendeu que os fatos narrados na ação, como a distribuição de calçados a alunos da rede pública, publicações em páginas locais e repasses de verbas durante o período das enchentes, não configuraram favorecimento político nem violação à legislação eleitoral.

Parecer do Ministério Público recomenda absolvição do prefeito e vice de Cachoeirinha

O Ministério Publico emitiu parecer pela absolvição do prefeito de Cachoeirinha Cristian Wasem Rosa e do vice João Paulo Martins. O MP recomenda que a Justiça Eleitoral (143ª Zona Eleitoral)  julgue a ação como improcedente, já que, segundo o MP,  as acusações apresentadas pelo ex-candidato David Almansa não se sustentaram diante das provas e depoimentos colhidos. Estes fatos, agora desconsiderados pelo MP, foram os mesmos que motivaram pedido de impeachment apresentado na Câmara de Vereadores por um suplente do bloco de oposição.

Gabriel Souza recebe apoio de ex-governadores

Os ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori, e o ex-senador José Fogaça, foram os expoentes do MDB que declararam apoio ao projeto do pré-candidato ao Palacio Piratini, Gabriel Souza. Foi em Farroupilha, na Serra Gaúcha — região  de origem de três dos quatro governadores emedebistas —, onde o MDB realizou  sábado, a 8ª edição da série “Pelo Rio Grande – Pra seguir fazendo história”.

Apelo para que Sartori concorra à Câmara dos Deputados

No encontro em Farroupilha, 19 prefeitos e 24 vices assinaram um documento convocando o ex-governador José Ivo Sartori para concorrer à Câmara dos Deputados. Sartori seria um puxador de votos, num momento em que o  MDB teme a redução de cadeiras, já que hoje sua bancada é formada por  Alceu Moreira, e Marcio Biolchi, que desistiu da reeleição.

Após garantir apoio a Zucco , senador Heinze é lembrado para vice

O senador Luis Carlos Heinze (PP) teve seu nome lembrado como  vice-governador na chapa do pré-candidato ao governo do estado, o deputado federal Luciano Zucco (PL). Foi em Santo Ângelo durante o Encontro da Direita, realizado no CTG 20 de Setembro na noite de sexta-feira (31). O evento reuniu parlamentares, lideranças políticas e simpatizantes do movimento conservador para debater política, atualidades e promover novas filiações partidárias. A lembrança foi feita pelo pré-candidato ao senado, deputado federal Ubiratan Sanderson, depois que Heinze abriu seu apoio à chapa liderada por Zucco. Heinze foi enfático no anúncio:

-Eu não serei candidato a deputado estadual, a deputado federal, nem a Senador. Meu candidato a governador é o Zucco, meu senador é Sanderson, meu senador é Marcel”, afirmou o senador Heinze.

Governo do Brasil transforma Belém e consolida a cidade como vitrine da COP30, afirma Rui Costa

A propósito das ações do Governo Federal em Belém, com foco na realização da COP30, o jornalista Flavio Pereira recebeu a seguinte nota da Casa Civil da presidência as Republica:

“O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou  sábado (1º) que Belém está pronta para sediar a COP30, graças à parceria entre os governos federal, estadual e municipal, e à mobilização da população paraense. A declaração foi feita durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras do novo Aeroporto Internacional de Belém e do Porto de Outeiro, dois empreendimentos estratégicos que integram o legado da conferência.

Segundo Rui Costa, o maior desafio do Governo Federal não foi apenas preparar a capital paraense para o evento, mas promover uma transformação estrutural que melhore a qualidade de vida da população.

“Seria mais fácil levar a COP para um estado que já tivesse toda a infraestrutura pronta, como São Paulo, Rio ou Brasília. Mas o presidente quis dar ao Pará a oportunidade de mostrar suas riquezas, sua cultura e, sobretudo, a Amazônia — esse patrimônio que o mundo quer preservar”, ressaltou.”

Flávio Pereira

@flaviorrpereira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

A COP30 será palco de embates cruciais: entre o futuro sustentável e os interesses fósseis, a sociedade civil precisa estar mais presente do que nunca
Secretário Carlos Gomes diz que mutirões para regularizar imóveis da Cohab “trazem dignidade para as famílias”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play