Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de setembro de 2022
A sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Brasília, precisou ser esvaziada após servidores sentirem o prédio tremer na quinta-feira (08). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e decidiram pelo fechamento do edifício.
Em nota, os órgãos informaram que os servidores sentiram tremores “em diversos andares, a partir do sétimo andar”. O prédio tem 23 andares. Conforme os bombeiros, até terça-feira (13) o edifício não poderá ser ocupado novamente.
Segundo o Incra, os servidores ficarão em trabalho remoto. “Aguardamos a vistoria técnica para adotarmos qualquer medida futura”, informou o instituto.
Os bombeiros, a Defesa Civil, engenheiros do Incra e da Universidade de Brasília fizeram uma vistoria no imóvel e encontraram “fissuras em alvenaria e no revestimento próximo à junta de dilatação, na área do primeiro subsolo”, onde fica a garagem.
As rachaduras já eram monitoradas pela equipe técnica do Incra, que realiza um estudo para reformar o prédio. “Ressaltamos que não há risco de colapso estrutural iminente”, afirmaram a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Os órgãos disseram que ainda não foi identificada a causa do tremor.
Em nota, o Incra informou que a construção do prédio foi concluída na década de 1970 e que passa por manutenção e acompanhamento constantes. Segundo o instituto, 600 pessoas, entre servidores e público, circulam por dia pelo local.