Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Sedes do Legislativo de ao menos oito estados nos Estados Unidos são esvaziadas após ameaça de bomba

Ao menos sete complexos do Poder Legislativo estadual nos Estados Unidos foram esvaziados na manhã dessa quarta-feira (3) devido a ameaças de bomba, segundo as autoridades, uma das quais disse que um “e-mail em massa” foi responsável por desencadear a resposta de segurança. Os alertas foram feitos após uma série de relatos falsos de ataque a tiros nas residências de funcionários públicos nos últimos dias.

Nenhum explosivo ou item ameaçador foi encontrado quando a polícia esvaziou e varreu as sedes dos estados de Connecticut, Geórgia, Kentucky, Michigan, Minnesota, Mississippi, Montana e Oklahoma após uma aparente ameaça falsa, informaram as autoridades e a mídia local.

“Embora todos estejam seguros, a KSP [Polícia Estadual de Kentucky] pediu a todos que evacuassem o Capitólio do estado e está investigando uma ameaça recebida pelo Gabinete do Secretário de Estado”, escreveu o governador de Kentucky, Andy Beshear, no X, o antigo Twitter.

Apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram a sede do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021
Michon Lindstrom, porta-voz do secretário de estado do Kentucky, disse que a ameaça foi feita na forma de um “e-mail em massa” enviado a vários secretários de estado em todo o país, de acordo com o Lexington Herald Leader, um jornal local.

“Coloquei vários explosivos dentro do Capitólio de seu estado. Os explsoivos (sic) estão bem escondidos lá dentro e explodirão em algumas horas. Farei com que todos vocês acabem mortos”, dizia o e-mail.

O susto veio três dias antes do aniversário do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA, em Washington, por apoiadores de Donald Trump que lançaram uma tentativa fracassada de impedir a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden em 2020.

Autoridades de vários estados confirmaram que seus capitólios também haviam sido alvo de ataques, incluindo Michigan, onde a polícia estadual disse que, por precaução, o prédio do Capitólio permanecerá fechado durante o dia.

“Começando 2024 com uma ameaça de bomba no Capitólio do Estado da Geórgia”, escreveu o funcionário eleitoral Gabriel Sterling no X, dizendo logo em seguida que estava tudo bem. “Não tire conclusões precipitadas sobre quem é o responsável. Haverá agentes do caos semeando a discórdia para 2024. Eles querem aumentar as tensões. Não deixe que eles o façam.”

As autoridades dos EUA alertaram sobre o número crescente de incidentes direcionados a funcionários do governo. No mês passado, em uma entrevista à ABC News, a procuradora-geral adjunta Lisa Monaco disse que houve um “aumento sem precedentes de ameaças a funcionários públicos em todos os setores”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

FGTS: veja o calendário para este ano do saque-aniversário
Se aposentar no Brasil ficou mais difícil? Entenda o que muda em 2024
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play