Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Seis aeroportos da França são evacuados após ameaças de bomba

Seis aeroportos franceses precisaram ser fechados após ameaças de bomba na manhã desta quarta-feira. Os aeroportos de Lille, Lyon, Nice, Nantes, Toulouse e Beauvais (Paris) precisaram ser evacuados. As ameças, segundo a polícia, foram recebidas por e-mail.

Segundo a imprensa europeia, nenhum avião pode decolar destes aeroportos, mas alguns continuam aterrissando. Nesses casos, os passageiros são desembarcados sem passar pelo terminal ou aguardam dentro do avião.

A Direção Geral da Aviação Civil confirmou os “alertas de bombas” e evacuações nos terminais de Lille, Lyon, Toulouse e Beauvais, sem revelar detalhes.

Em Nice (sudeste), “houve apenas um alerta de pacote suspeito, algo habitual, que forçou o estabelecimento de um perímetro de segurança, mas tudo voltou à normalidade”, informou o aeroporto.

No aeroporto comercial de Bron, “as dúvidas foram dissipadas e o tráfego foi retomado”, informou a administração do local.

Em nota, o Aeroporto de Lille afirmou que “os serviços de segurança do Estado estão no local”, e, segundo um porta-voz, “o terminal foi evacuado às 5h30 (Horário de Brasília)”, informou uma porta-voz, e três voos foram desviados.

A França está em alerta de “emergência para atentado” desde o assassinato na sexta-feira de um professor em um ataque islamita. Desde então, o país registrou várias ameaças de bomba.

Outros ataques

Países europeus aumentaram o nível de alerta sobre possíveis ataques terroristas e antissemitas após a explosão do hospital Al-Ahli, o mais antigo de Gaza. Em Berlim, uma sinagoga foi atacada com coquetéis molotov durante a madrugada. De acordo com a polícia alemã, dois suspeitos ainda não identificados teriam chegado a pé até o local e arremessado os objetos inflamáveis. Embora nenhum dano relevante tenha sido provocado, o caso está sendo investigado.

Uma escola judaica precisou ser evacuada após um alerta de bomba no bairro de Ghetto, no centro de Roma. A instituição de ensino e as ruas próximas da escola foram isoladas e cães farejadores foram enviados ao local. Autoridades italianas não confirmaram, até o começo da manhã desta quarta, se algum dispositivo explosivo foi encontrado.

As ameaças e ataques causaram ainda mais preocupação nas autoridades europeias por ocorrerem em um dia de agitação – sobretudo no Oriente Médio, mas entre comunidades islâmicas, em geral – após o bombardeio do hospital al-Ahli, em Gaza, na terça-feira. Autoridades palestinas clamaram por protestos em todo o mundo após o massacre que vitimou ao menos 500 pessoas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

Na madrugada de terça para quarta-feira, policiais ficaram feridos na Turquia, enquanto tentavam conter uma manifestação que tentava depredar o consulado do governo israelense em Istambul. Cinco pessoas foram presas, de acordo com informações preliminares das autoridades turcas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Segurados poderão pedir auxílio-doença pelo aplicativo ou site Meu INSS sem conta Gov.br
Presidente do Banco Central, Campos Neto nega ter sugerido maior chance de desaceleração no ritmo de corte da taxa básica de juros
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play