Sábado, 19 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 30 de maio de 2025
A Seleção Brasileira feminina de futebol venceu o Japão por 3 a 1, em amistoso realizado nesta sexta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo. Os gols foram de Dudinha, no primeiro tempo, com dois, mais o de Kerolin na etapa final. SEIKE Kiko descontou para o Japão no fim da partida. É a primeira derrota das japonesas na temporada 2025.
O próximo amistoso da seleção brasileira será novamente contra as japonesas, na segunda-feira (2), às 20 horas, em Bragança Paulista. Na preparação para a Copa América 2025, o Brasil ainda fará um amistoso antes da competição regional. Dia 27 de junho (sexta-feira) o time pega a França, em Grenoble (FRA).
O jogo
Uma noite fria, para um jogo muito quente. Logo aos 10 minutos, em contra-ataque rápido pela direita, Dudinha (BRA) escapou da zagueira japonesa dentro da área e foi derrubada. A jogada continuou e as nipônicas chegaram a balançar as redes da goleira Lorena (BRA). Seria o 1 a 0 para o Japão.
No entanto, a árbitra Roberta Echeverría (ARG) foi acionada para rever uma possível falta em cima de Dudinha. Após revisão, foi confirmado o pênalti a favor do Brasil. Cinco minutos mais tarde, na cobrança, Kerolin (BRA) chutou por cima do gol e o placar permaneceu nulo.
A seleção não se abalou, se manteve ofensiva e dava as cartas no jogo. Aos 23, Fê Palermo (BRA) arriscou de longe, exigindo boa defesa de YAMASHITA Ayaka (JPN). Quatro minutos mais tarde, aos 27, Dudinha avançou na diagonal para cima das japonesas, escapou da marcação, entrou na área e chutou cruzado, no ângulo, sem chances. Estava aberto o placar, Brasil 1 a 0.
Diante das brasileiras que souberam valorizar a posse de bola, o Japão pouco criou ou teve chances na etapa inicial. Uma delas foi através de falta, defendida por Lorena.
Mas ainda havia tempo para mais um gol. Aos 43, Dudinha carregou a bola até a área rival e chutou sobre Yamashita, que deu rebote nos pés da atacante só colocar, marcar o seu segundo e ampliar o marcador.
Brasil confirma vitória com gol e pênalti defendido
As japonesas voltaram com mais intensidade na etapa final. Com três minutos de bola rolando, FUJINO Aoba (JPN) carimbou o travessão em belo chute desde a meia-lua.
Só que não demorou para o Brasil reagir e retomar o controle do jogo. Aos nove minutos, boa jogada de Gio pela esquerda, que entra na área e faz um passe preciso para Kerolin, pela direita dominar e marcar o 3 a 0.
Em uma desatenção da zaga, as japonesas ainda tiveram oportunidade de diminuir através de cobrança de penalidade máxima, aos 20. NAGANO Fuka (JPN) desperdiçou. Lorena caiu no canto direito e evitou o gol.
A partir da metade do segundo tempo, com Marta (BRA) em campo, a seleção continuou dominando as ações. Aos 43, em bom passe pelo meio, SEIKE Kiko (JPN) colocou na saída da goleira brasileira e diminuiu para o 3 a 1, dando números finais à partida.
Uma vitória importante para o Brasil, sobre um Japão melhor colocado no ranking da FIFA (quinto lugar) e que estava até então invicto em 2025.
Ficha técnica
Brasil: Lorena, Fê Palermo (Kaká), Isa Haas, Mariza e Yasmim (Fátima Dutra); Angelina, Duda Sampaio (Ary Borges) e Dudinha (Ludmila); Kerolin (Marta), Gio (Jheniffer) e Luany (Adriana). Técnico: Arthur Elias
Japão: Ayaka Yamashita, Saki Kumagai, Hiraku Kitagawa (Chiba) e Moeka Minami; Toko Koga, Fuga Nagano (Momiki), Hinata Miyazawa (Sugita), Aoba Fujino (Seike) e Momoko Tanikawa (Matsukubo); Mina Tanaka e Maika Hamano. Técnico: Nils Nielsen
Arbitragem: Roberta Echeverria (ARG) foi auxiliada por Gisela Truco e Daiana Milone (ARG).VAR: Susana Corella (EQU)