Quarta-feira, 30 de julho de 2025

Selo “Premium de Origem e Qualidade” para a safra 2025 será concedido a 28 azeites gaúchos

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul divulgou nessa segunda-feira (28) a lista de azeites de oliva extravirgem certificados com o selo “Produto Premium Origem e Qualidade RS” para a safra de 2025. Nessa edição, 28 azeites de 14 marcas gaúchas estão aptos à certificação, que reconhece a excelência e a autenticidade da produção local.

Quase 60 mil garrafas seladas poderão ser encontradas em lojas online, redes sociais das marcas, supermercados e lojas especializadas. Além disso, estarão disponíveis para compra na Feira do Azeite Gaúcho, realizada sempre no primeiro e terceiro sábados de cada mês no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre – no bairro Menino Deus.

A cerimônia oficial de entrega dos certificados está agendada para o dia 1º de setembro, durante a Expointer, no Parque de Esteio. Adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves ressalta: “O evento tem oir objetivo não apenas homenagear os produtores certificados, mas também ampliar a divulgação das marcas reconhecidas, fortalecendo o setor e incentivando o consumo de produtos gaúchos de alta qualidade”.

O selo de reconhecimento do azeite de oliva extravirgem como produto premium é fruto de uma parceria entre a Sict e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). A iniciativa busca certificar os produtos que atendam a critérios rigorosos, garantindo ao consumidor a origem gaúcha e a qualidade diferenciada no cenário nacional e internacional.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com estragos por passagem de ciclone, Capão da Canoa decreta situação de calamidade pública
Justiça Federal gaúcha decide que serviços médicos por telemedicina não podem ser prestados por farmácias
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play