Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Sem Brasil, Argentina e mais 5 países emitem comunicado por democracia na Venezuela

Países do Mercosul assinaram um comunicado em que pedem democracia e respeito aos direitos humanos na Venezuela. O texto foi assinado durante a 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, realizada nesse sábado (20), em Foz do Iguaçu (PR).

O comunicado foi divulgado em nome dos presidentes da Argentina, Javier Milei, do Paraguai, Santiago Peña, e do Panamá, José Raúl Mulino. Autoridades de Bolívia, Equador e Peru também assinaram a carta. Dos cinco Estados membros do Mercosul, apenas Brasil e Uruguai não assinaram o documento. Colômbia e Chile, países associados ao bloco e que enviaram representantes ao encontro, também ficaram de fora da carta.

No documento, Os presidentes da Argentina, Paraguai e do Panamá expressaram “profunda preocupação com a grave crise migratória, humanitária e social na Venezuela” e pede restauração da democracia no país. O texto é assinado também pelo ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Fernando Aramayo, e por altas autoridades do Equador e do Peru.

Eles “instaram as autoridades venezuelanas a cumprirem as normas internacionais sobre a matéria, a libertarem imediatamente e a garantirem o devido processo legal e a integridade física de todos os cidadãos arbitrariamente privados de sua liberdade”.

Eis os principais pontos do documento:
• pede que o governo de Nicolás Maduro tome atitudes para interromper os desaparecimentos forçados, as detenções arbitrárias, e respeite o direito ao devido processo legal;
• destaca a importância do multilateralismo, da democracia, dos direitos humanos e a das liberdades fundamentais para o processo de integração e desenvolvimento regional;
• cita compromisso das autoridades para avançar o restabelecimento da ordem democrática na Venezuela de forma pacífica.

Racha

A carta expõe ainda mais o racha dentro do Mercosul a respeito da Venezuela. O comunicado conjunto do bloco não fez qualquer menção ao país, suspenso da união aduaneira desde 2016.

Antes do comunicado, na fala que encerrou a cúpula, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou para os riscos de uma intervenção externa na Venezuela. Por sua vez, Milei endossou a pressão militar dos Estados Unidos contra o governo do ditador Nicolás Maduro.

Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia são Estados Partes do Mercosul. Equador, Panamá e Peru são Estados Associados.

Os discursos consecutivos do brasileiro e do argentino mostraram a distância entre Brasil e Argentina sobre os caminhos para lidar com a crise no país vizinho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Lula vê risco de “catástrofe” em ação dos Estados Unidos na Venezuela; Milei defende cerco
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play