Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Sem dizer quando, Trump fala pela primeira vez em ir à Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (13) que visitará a Venezuela, embora não tenha especificado a data.

“Visitarei a Venezuela”, disse ao responder a uma pergunta de um jornalista na Casa Branca, embora depois tenha acrescentado, a respeito da data: “Ainda não decidimos”.

Trump ordenou uma operação militar na Venezuela em 3 de janeiro que terminou com a captura do ex-ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, a intervenção mais grave na região desde a remoção de Manuel Noriega do Panamá em 1989.

O republicano fez essas declarações antes de seguir para uma base militar na Carolina do Norte para se reunir com militares que participaram da captura de Maduro, agora à espera de julgamento em Nova York por narcotráfico.

Questionado se reconhecia a atual presidente interina, Delcy Rodríguez, como a líder legítima da Venezuela, Trump respondeu: “Já estamos fazendo isso”.

As relações com a Venezuela estão “tão boas quanto se poderia desejar”, declarou Trump. Rodríguez está fazendo “um ótimo trabalho”, acrescentou.

Na quinta (12), em entrevista à emissora americana NBC, a presidente interina da Venezuela disse ter sido convidada para viajar a Washington. “Estamos considerando ir para lá assim que estabelecermos essa cooperação e pudermos avançar com tudo”, afirmou.

O presidente americano conseguiu, em poucas semanas, que a Venezuela aceitasse colocar sua exploração petrolífera sob controle dos Estados Unidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Americana resgatada de helicóptero após acidente nos Jogos de Inverno passará pela quarta cirurgia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play