Quarta-feira, 12 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de novembro de 2025
A 35ª Semana Municipal da Consciência Negra de Porto Alegre inicia nesta quinta-feira (13) com o objetivo de celebrar o protagonismo das mulheres negras, reconhecendo sua força ancestral e papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Com o tema “Mulheres Negras – Força Ancestral e Protagonismo Presente”, a edição deste ano destaca a potência feminina negra como símbolo de resistência, criatividade e liderança em múltiplos espaços, da arte à educação, do empreendedorismo à política.
A abertura oficial acontece nesta quinta-feira, às 11h30min, com apresentações culturais, feira de alimentação e afroempreendedorismo, e o 2º Seminário dos Espaços Educativos Afro-Brasileiros e Indígenas (EEABI/SMED). Durante toda a semana, o Hub de Inovação Preta será o centro das ações voltadas ao trabalho e à geração de renda, com ofertas de emprego, palestras e painéis sobre empreendedorismo e sustentabilidade.
Entre os destaques da programação estão o talk “Mulheres Negras, Força Ancestral e Protagonismo Presente”, o painel “Violência Contra a Mulher é Crime”, as apresentações musicais de Cláudia Quadros e Banda, Roberta Moura e Trio Mandê, Projeto Show Samba Swing 90, Glória Cristal e Valéria Barcellos, além do tradicional Baile da Consciência Negra e do Desfile de Moda Afrocentrado.
Promovida pelas Secretarias Municipais de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), Educação e Cultura, além da parceria de outras pastas, diversas instituições e coletivos, a programação ocorre entre os dias 13 e 20 de novembro, no Largo Zumbi dos Palmares, localizado no bairro Cidade Baixa, com atividades culturais, debates, oficinas, mostras literárias e feiras de afroempreendedorismo. A entrada é gratuita.
O secretário municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini, ressalta o compromisso da gestão com a promoção da equidade racial e a valorização da cultura afro-brasileira. “A SECON é um dos eventos mais simbólicos do nosso calendário. Ela reafirma o compromisso da Prefeitura com o enfrentamento ao racismo e a valorização das trajetórias negras, especialmente das mulheres que impulsionam a transformação social com coragem e ancestralidade”, revela.
A agenda também contempla ações voltadas à educação antirracista, como o Seminário de Políticas Públicas em Educação para as Relações Étnico-Raciais, espetáculos culturais em escolas da rede municipal e oficinas sobre capoeira, danças afro e literatura negra.