Domingo, 16 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de novembro de 2025
A 1ª Edição do DEFENSE RS, seminário dedicado ao direito à legítima defesa, ao tiro esportivo, à caça e à segurança pública, aconteceu neste sábado (15), em Porto Alegre, na sede da Fecomércio-RS.
O simpósio reuniu autoridades, especialistas e defensores da liberdade de todo o País. O evento contou com palestras de Delano Algayer, referência nacional em manejo e conservação; Marco Antônio “Assombroso”, sniper do Exército e primeiro Caçador de Operações Especiais do Brasil; e Renato Nascimento, “O Pracinha”, influencer; e Luísa Acosta, atleta de IPSC.
Idealizado pelo vereador de Porto Alegre Coronel Ustra (PL), coordenador regional do PL Defesa no Rio Grande do Sul, o encontro teve como propósito fortalecer o direito à defesa, valorizar os Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) e estimular o diálogo sobre segurança pública e liberdade individual.
Além do conteúdo técnico, o DEFENSE RS contou com uma área de expositores, reunindo empresas do setor armamentista, tecnologias e equipamentos voltados ao mundo dos CACs, e um painel sobre segurança pública com a presença do deputado federal Zucco e Sanderson, deputado estadual Capitão Martim, da vereadora de Porto Alegre Mariana Lescano, o secretário de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, e o delegado da Polícia Civil de Marau, Norberto Rodrigues.
“O DEFENSE RS nasceu da minha convicção de que liberdade e segurança pública não se negociam. A primeira edição foi entregue com muito sucesso, então acredito que estamos no caminho certo. Mais de 500 inscritos e auditório lotado para discutir tiro esportivo, manejo de animais exóticos que são considerados uma praga na agricultura gaúcha, segurança pública e, acima de tudo, o direito à legítima defesa”, disse Ustra.