Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de dezembro de 2025
A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (18) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Foram cumpridos 52 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal.
O senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice líder do governo no Senado, foi alvo de mandados de busca e apreensão.
O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal, foi afastado do cargo e teve a prisão domiciliar decretada.
A PF também prendeu Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” – preso pelo mesmo esquema desde setembro –, e Eric Fidélis, filho do ex-diretor de Benefícios do órgão, André Fidelis.
A operação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Em abril, investigações da PF revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, ocorridos no período de 2019 a 2024. Os desvios, feitos por entidades associativas, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.