Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de fevereiro de 2026
O ano de 2006 foi repleto de lançamentos marcantes nas telonas. Continuações e estreias encheram as salas de cinema de todo o mundo, com obras que se tornariam clássicas no decorrer dessas duas décadas.
Além de filmes com forte apelo comercial, como as sequências de “Piratas do Caribe” e “007”,outros chamaram a atenção pela abordagem mais artística. Algumas grandes franquias tiveram seu início aqui e perduraram ainda por muito tempo.
“Piratas do Caribe: O Baú da Morte” era o segundo filme da saga. Além de levar o Oscar de efeitos especiais, também foi indicado para mais categorias do prêmio e está no Disney+.
“O Diabo Veste Prada” retratava as dificuldades vividas por Andrea (Anne Hathaway) ao trabalhar com Miranda (Meryl Streep) e, 20 anos depois, a dupla se reúne mais uma vez para a continuação do filme, prevista para estrear em 30 de abril. O longa pode ser visto no Disney+ e na AppleTV.
Vencedor de uma legião de prêmios, “O Labirinto do Fauno” é uma das obras mais emblemáticas de Guillermo del Toro. O longa se passa no período pós-Guerra Espanhola e mescla fantasia e realidade, com elementos góticos. No Prime Video e na ClaroTV+.
A franquia “Carros” teve início em 2006. Hoje lembrada como uma das principais animações da Pixar, foi muito bem recebida pela crítica e pelo público, ganhando ainda mais duas sequências. Todas podem ser vistas no Disney+.
Um dos filmes mais marcantes da carreira de Will Smith, “À Procura da Felicidade” também chega aos 20 anos. Aqui, o ator atua ao lado de seu filho, Jaden Smith, em uma obra emocionante baseada em fatos. O filme está nas plataformas AppleTV, Prime Video, Telecine e HBO Max.
“Uma Noite no Museu” foi o primeiro filme da trilogia que ainda se seguiu por quase 10 anos. Comédia leve e familiar também é uma das muitas parcerias de Ben Stiller e Owen Wilson. Disponível na Netflix e no Disney+.
Com direção do cineasta Christopher Nolan, “O Grande Truque” também contou com elenco de peso. Além de Christian Bale e Hugh Jackman, o longa ainda tem atuações de Scarlett Johansson e Michael Caine. Na HBO Max, no Prime Video e na AppleTV.
Quando se trata de plot twists chocantes, “Os Infiltrados” está no topo da lista. Com atuações do mais alto escalão – destaque para as ótimas performances de Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio e Matt Damon –, o longa é amplamente aclamado e segue como um dos favoritos dos fãs de Martin Scorsese. Disponível no Prime Video, na AppleTV e HBO Max.
“007 – Cassino Royale”, por sua vez, marcou a estreia de Daniel Craig no papel de James Bond, em uma versão mais jovem do célebre espião. No Prime Video e na AppleTV.
Baseado no livro homônimo de Dan Brown, “O Código Da Vinci” gerou polêmica entre a comunidade católica. Tom Hanks assume o protagonismo do filme no papel de Robert Langdon. Na HBO Max, no Prime Video e na AppleTV.