Terça-feira, 22 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de julho de 2025
O Sergs Debates promove o evento Extração de Areia de Corpos Hídricos em Porto Alegre nesta quarta-feira (23), das 9h às 12h, na Sede Social da Sergs (Sociedade de Engenharia do RS) – Av. Cel Marcos, 163 – Pedra Redonda – em POA. Na ocasião, estarão presentes o Vice Presidente do Sindibritas, Eduardo Machado e o Diretor Técnico da FEPAM-RS, Gabriel Ritter.
O Rio Grande do Sul vive um momento crucial para redefinir sua relação com os corpos hídricos, especialmente após os eventos climáticos extremos que evidenciaram a necessidade urgente de ações coordenadas em torno da gestão ambiental, da segurança territorial e da infraestrutura econômica.
Nesse cenário, a consulta pública recentemente aberta pela FEPAM-RS, sobre o zoneamento ambiental do Lago Guaíba, especificamente para a atividade de mineração de areia, representa uma oportunidade estratégica para debater, com base técnica e científica, os rumos da mineração de areia em ambientes aquáticos no estado.
Ciente da complexidade técnica, ambiental e social envolvida nesse tema, a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul quer abrir as portas de sua casa para promover um diálogo qualificado e plural. Convida, para esse encontro, representantes da FEPAM, responsável pela elaboração do zoneamento ambiental, e do Sindibritas, entidade que congrega empresas do setor de mineração, para compartilharem suas visões e experiências.
O objetivo é construir pontes entre o necessário rigor ambiental, os avanços em tecnologias e práticas sustentáveis de extração, e os benefícios sociais e econômicos que podem advir de uma atividade minerária bem planejada e transparente. A busca por soluções sustentáveis exige escuta, técnica e responsabilidade.