Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Serviço 156 de atendimento à população de Porto Alegre recebe quase 11 mil ligações em uma semana

Na semana entre 28 de outubro e 3 de novembro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 10.915 ligações. A maior parte (39,32% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água (emissão de segunda via e trocas de titularidade), verificação de falta de água e de hidrômetro.

Informações como horários e itinerários de ônibus, recursos de multas, danos materiais, obstrução de via e sinalização de trânsito representaram demandas significativas (28,72%). A população perguntou também sobre o IPTU/TCL, guia de pagamento (solicitação das guias por e-mail), nota fiscal eletrônica e situação cadastral (12,65%).

Foram solicitadas informações a respeito de atendimento nas unidades de saúde, locais de vacinação (horário de atendimento), formas de acesso, informações gerais (11,51%). Também sobre coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e varrição em vias públicas (7,80%).

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e fiscalização de estabelecimentos comerciais e industriais.

WhatsApp

Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 28 de outubro ate 3 de novembro, a Ouvidoria recebeu 109 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a Serviços Urbanos e Saneamento.

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