Quinta-feira, 23 de abril de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de abril de 2026
Equipes da SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) concluíram a limpeza e lavagem do Viaduto Tiradentes, localizado no cruzamento da rua Silva Só com a avenida Protásio Alves, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Os trabalhos começaram no início de março deste ano.
O objetivo é qualificar o local para receber os dois projetos de adoção selecionados pela SMP (Secretaria Municipal de Parcerias). Os empreendimentos voltados à gastronomia ficarão sob o viaduto e na Praça Moronense. Em contrapartida, ambos serão responsáveis pela manutenção e conservação das áreas.
A praça Morenense, localizada ao lado do viaduto, recebeu manutenção e pintura dos brinquedos, serviço de manejo arbóreo e revisão da iluminação. No momento, equipes atuam na construção de um novo passeio no entorno, com previsão de término em até 60 dias.
Viaduto da Conceição
Desde de janeiro deste ano, o Viaduto da Conceição, no Centro Histórico, também passa por melhorias que estão em fase final de execução para qualificar o espaço para a instalação dos adotantes.
A lavagem da estrutura do viaduto já foi executada, e o efetivo da SMSUrb trabalha na manutenção das calçadas em razão da retirada da arquitetura hostil no trecho entre a rua Voluntários da Pátria e a avenida Alberto Bins. A previsão é que o serviço seja concluído no início de maio.
A concessionária IPSul realizou manutenção na área do viaduto, que passará por ajustes após a conclusão das obras e instalação dos contêineres por parte dos adotantes. Foram instalados três pontos de água e cinco pontos de coleta de esgoto sanitário pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto), além da colocação de floreiras.