Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de julho de 2025
O Sindicato das Indústrias de Mineração de Areia do Estado do Rio Grande do Sul (Sindareia) participou de uma discussão na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, nesta segunda-feira (14), sobre a dragagem e o desassoreamento do rio Guaíba. O espaço foi aberto por proposta do vereador Mauro Pinheiro (PP).
A participação do Sindareia no debate demonstra a importância do diálogo entre o setor produtivo e o poder público para a prevenção de cheias no Guaíba. O presidente do Sindareia RS, Laércio Thadeu Pereira da Silva, apresentou a capacidade e o interesse da entidade em promover o serviço de desassoreamento. “O Sindareia pretende fazer o serviço de desassoreamento no rio Guaíba. Vamos realizar essa extração sem custos para o Estado e ainda pagaremos o ICMS. Esse dinheiro poderá ser revertido em saúde, educação e segurança”, destacou.
Conforme Thadeu, o sindicato formalizou o pedido à Câmara de Vereadores da Capital para estar à frente do serviço. “Estamos otimistas e sabemos que temos condições de fazer da melhor forma esse trabalho de extração no Guaíba. Mas o trâmite burocrático é demorado”, enfatizou.
Mercado de atuação
Sindareia atua como um sindicato que representa e defende os interesses das empresas extratoras de areia e cascalho no estado do Rio Grande do Sul. “Em nosso mercado de atuação, o Sindareia atende cerca de 50 empresas e atua em todo o território do Rio Grande do Sul”, detalhou o presidente da entidade.