Terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região cria grupo de trabalho para a segurança dos alimentos

O Grupo de Trabalho Segurança de Alimentos foi instituído, na segunda-feira (19), pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (SINDHA), em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Formado por nutricionistas e profissionais de saúde, o grupo conta com a participação do corpo técnico da Vigilância Sanitária e tem como objetivo potencializar e fortalecer os mais de 9 mil restaurantes, bares e similares da Capital e Região Metropolitana, com foco nas boas práticas de segurança dos alimentos. O lançamento contou com a presença de mais de 100 profissionais atuantes no setor.

Coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Roxana Pinto Nishimura destacou a importância do grupo de trabalho e da união de esforços em prol dos alimentos cada vez mais seguros. “É muito importante a percepção de que a Vigilância não é um bicho de sete cabeças, e sim que nossa satisfação é realmente saber que o estabelecimento vai entregar para o consumidor o melhor produto”, declarou.

Roxana destacou que a Vigilância passa por um processo de modernização, em que objetiva informatizar e padronizar as ações de inspeção, buscando mais transparência e menos subjetividade. “Agora, temos um canal aberto com o setor, e os associados do SINDHA podem encaminhar suas dúvidas e questionamentos ao grupo para que possamos atender.”

Coordenadora do grupo de trabalho, a nutricionista Maria Cristina Furtado, também instrutora dos cursos de boas práticas do SINDHA, destacou que ele é aberto à participação gratuita de todos associados. Entre os objetivos do grupo, estão promover e melhorar a capacitação das empresas; aprimorar procedimentos e fortalecer as práticas de segurança de alimentos no setor de alimentação fora do lar; ser fonte de informação técnica; ser referência na defesa e aplicabilidade da legislação.

Referência técnica para o setor em nível nacional, a nutricionista e consultora técnica da ANR, Eliana Alvarenga, que participou do lançamento do GT, destacou a importância de ter um grupo de trabalho específico para Porto Alegre e Região Metropolitana. Coordenadora do Comitê de Segurança de Alimentos da ANR, Eliana destacou o trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária e com os órgãos reguladores, aproximando, debatendo e, principalmente, tendo voz. “Quem faz a lei não trabalha nos restaurantes, então, cabe a nós termos essa articulação, auxiliando nas demandas regulatórias, participando em consultas públicas, discutindo, capacitando e informando os associados.”

Para participar

Os profissionais interessados em participar do grupo de trabalho podem se inscrever pelo link https://forms.gle/cL6Wo44GdHBjK6R46.

Para integrá-lo, o profissional deve ser indicado pelo restaurante, bar, cafeteria ou similar associado ao SINDHA.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Motoristas já deixaram de gastar R$ 226 milhões com a renovação automática e gratuita da carteira de habilitação no Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play