Sexta-feira, 04 de julho de 2025

Sistema FIERGS inicia projeto de interiorização com imersões no Vale do Sinos e na Encosta da Serra

Na próxima semana, o Sistema FIERGS dará início ao projeto Rota FIERGS, que vai promover a interiorização da entidade, a fim de fortalecer sua atuação junto às indústrias de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Os primeiros encontros de trabalho serão realizados na segunda (5) e terça-feira (6), reunindo sindicatos e lideranças regionais do Vale do Sinos e da Encosta da Serra.

Essas duas regiões abrangem, conforme a divisão adotada pela entidade, 30 municípios e 9.093 indústrias — cerca de 17% de todas as empresas do setor no estado —, fundamentais para consolidar o movimento de interiorização. Os eventos ocorrerão em espaços da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, a partir das 14h de segunda-feira.

Durante as imersões, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, diretores e coordenadores dos conselhos e comitês temáticos da entidade se encontrarão com presidentes de sindicatos e representantes das indústrias locais com objetivo de conhecer as principais demandas de cada localidade. Os encontros contarão com a participação dos vice-presidentes regionais Hernane Cauduro (Vale do Sinos) e Tibúrcio Grings (Encosta da Serra).

A programação do primeiro dia de evento envolverá a apresentação do modelo de gestão integrado, das metas regionais e dos programas sistêmicos, além de um workshop para identificação e priorização de necessidades da região.

Já na terça-feira, as atividades se iniciam às 8h, reunindo empresários, prefeitos e representantes de sindicatos regionais, com o objetivo de apresentar as principais demandas locais e mostrar como o Sistema FIERGS pode colaborar. No turno da tarde, serão realizadas visitas técnicas e a reunião de diretoria da entidade.

De acordo com Bier, a ideia do projeto de interiorização é “desencastelar” a entidade, promovendo uma aproximação com as indústrias de todo o estado, sobretudo as pequenas e médias.

“O Sistema FIERGS atuará de forma integrada em 10 regiões do estado, que abrangem os 497 municípios gaúchos, conectando e impulsionando a indústria. Vamos ouvir as demandas das regiões e dos setores, colocando a estrutura da entidade para apoiá-los e garantindo que nenhuma localidade fique para trás. As metas serão definidas por empresários e sindicatos industriais com foco nas necessidades reais de cada território”, explica o presidente.

Ainda em maio, a comitiva fará imersões no Vale do Taquari. As três regiões foram fortemente atingidas pela enchente de 2024 e, por isso, escolhidas para o início do Rota FIERGS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

5ª edição da Corrida pela Adoção, em Porto Alegre, tem inscrições abertas
Ulbra se manifesta após Cremers interditar atividades médicas em hospital universitário de Canoas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play