Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Situação humanitária da comunidade brasileira nos Estados Unidos será tema de audiência na Câmara dos Deputados

Brasileiros nos EUA

A situação humanitária vivida pela comunidade brasileira nos Estados Unidos será tema de debate nesta terça-feira em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O deputado Reimont (PT-RJ), requerente do encontro, alerta para a situação migratória vulnerável vivida por parte dos mais de 2 milhões de brasileiros que vivem no país norte-americano, entre os quais há relatos de prisões arbitrárias, detenções violentas e intimidações em centros comunitários.

Reforma administrativa

O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) protocolou oficialmente na Câmara, na última semana, o texto da PEC da Reforma Administrativa, considerada prioridade pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) para 2025. A matéria, que reúne cerca de 70 propostas, propõe uma série de limites de gastos para as diferentes esferas de poder, além de novas regras para o funcionalismo público e medidas de contenção dos “penduricalhos”.

Corte de direitos

Entidades sindicais e movimentos sociais reagiram ao texto da PEC da Reforma Administrativa, articulando um protesto para o próximo dia 29 de outubro contra a matéria. Os organizadores alertam que a proposta, que prevê tabela remuneratória única, bônus por resultado, restrições à retroativos e ampliação do trabalho terceirizado, ameaça direitos consolidados pela categoria.

Proposta decisiva

Pesquisa Atlas/Intel divulgada na última semana aponta que, para 40,3% dos entrevistados a aprovação da isenção do IR para quem ganha até R$5 mil traria “muito mais vontade” de votar no presidente Lula em 2026. Dos cerca de 14 mil entrevistados, 4% declararam ainda que teriam “um pouco mais de vontade” e 10,6% que teriam “menos vontade”, enquanto 44,5% garantem que a medida não alteraria sua intenção de voto nas próximas eleições.

Conversa inicial

Mesmo que otimista sobre um futuro consenso com os Estados Unidos no entorno do tarifaço, o presidente Lula mantém os pés no chão e avalia que a reunião que terá neste domingo com seu homólogo norte-americano Donald Trump não deve resultar em um acordo final sobre o tema. Durante conversa com jornalistas na Indonésia, o líder brasileiro declarou que a situação será resolvida pelos negociadores que “vão sentar” com os estadunidenses para tratar do assunto.

Reestruturação de aliados

A ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, vem se reunindo com lideranças de partidos do Centrão para redistribuir cargos no governo, após a leva de demissões de indicados por parlamentares que votaram pela derrubada da MP do IOF. Dando prioridade a nomes leais ao Planalto, a alteração de quadros busca assegurar apoio em futuras empreitadas do governo no Legislativo e para o avanço do orçamento de 2026.

Limite para débitos

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vota nesta terça-feira o projeto de lei complementar que limita o comprometimento anual da receita dos municípios com o pagamento de dívidas à União. Com relatório favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC), o texto do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) prevê que as prefeituras não poderão comprometer mais do que 30% da receita anual – incluindo as transferências constitucionais – com débitos do gênero.

Prisão preventiva

Retornou à pauta do Senado, após aprovação com alterações na Câmara, o projeto que estabelece critérios para a decretação de prisão preventiva no Brasil. O senador Sergio Moro (União-PR), relator do texto, afirma que a proposta passou somente por modificações de redação e de técnica durante a análise dos deputados, mantendo sua essência, e pretende agilizar sua votação final.

Posse ministerial

Confirmado na última semana para a Secretaria-Geral da Presidência, o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) será empossado oficialmente na próxima quarta-feira como ministro do governo. O parlamentar assume o cargo com o objetivo de “colocar o governo na rua” e ampliar as pontes de diálogo entre o Planalto e os movimentos sociais.

Receita recorde

Cerca de US$6,04 bilhões entraram no Brasil entre janeiro e setembro de 2025 a partir de gastos dos mais de sete milhões de visitantes estrangeiros que estiveram no país durante o período. Divulgado pelo Banco Central na última semana, o valor recorde representa um crescimento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2024.

Anúncio removido

A Advocacia‑Geral da União, por meio da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, obteve a remoção no Brasil de um anúncio em plataforma de comércio eletrônico que divulgava produto erótico com apelo ao público infantil após notificação extrajudicial sobre a ilegalidade da publicidade. A AGU solicitou reforço de bloqueios e confirmação de idade, classificação por faixa etária e remoção de imagens de menores, afirmando ser essencial proteger crianças e adolescentes contra a adultização e exposição a conteúdo inadequado.

Mineração nas TIs

O Senado instalou na última semana, sob a presidência da senadora Tereza Cristina, o Grupo de Trabalho da Regulamentação da Mineração em Terras Indígenas. Criado em abril pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), o colegiado se dedicará à elaboração de uma proposta legislativa que regulamente a pesquisa e a lavra de recursos minerais nesse tipo de região.

Violência patrimonial

Integrando a programação do Mês do Idoso, o Comitê Interinstitucional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do RS promove nesta segunda-feira webinário “Laços que Protegem: Enfrentamento à Violência Patrimonial contra a Pessoa Idosa”. O evento online reunirá especialistas para abordar temas como a definição e as diferentes manifestações desta prática, o superendividamento da pessoa idosa como consequência da violência familiar, os instrumentos legais de proteção e a atuação da rede de apoio.

Inovação na China

O Instituto Caldeira lidera até 1º de novembro uma missão gaúcha à China para acompanhar avanços em infraestrutura e tecnologia e identificar ações replicáveis no Brasil. A delegação pretende avaliar ações de inovação em infraestrutura, integração entre tecnologia e grandes conglomerados, impacto da IA e automação na indústria, além de oportunidades de colaboração Brasil‑China e hubs de inovação.

Conselho ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre lançou na última semana o edital para o preenchimento de cinco vagas destinadas a representantes do Fórum 1 do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Os eleitos no processo integrarão o mandato de 2026 a 2030 no colegiado, formado por entidades ambientalistas, ecológicas e instituições científicas.

Instagram: @obrunolaux

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Senadores insistem no nome do colega Rodrigo Pacheco para ministro do Supremo
Situação humanitária da comunidade brasileira nos EUA será tema de audiência na Câmara
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play