Sábado, 18 de outubro de 2025

Sobreviventes de festival atacado pelo Hamas pedem indenização de 50 milhões de euros do governo de Israel

Ao menos 50 sobreviventes dos ataques do Hamas em Israel durante a um festival de música em 7 de outubro apresentaram um pedido de indenização de 50 milhões de euros contra o Ministério da Defesa e o Exército do país por negligência.

A ação foi apresentada num tribunal de Tel Aviv com base nas informações posteriores das autoridades de segurança israelenses de que dispunham de informações sobre possíveis ameaças na região onde o grupo palestino atacou.

“Seria necessária uma única chamada telefônica de funcionários das Forças de Defesa de Israel [FDI] ao comandante responsável pela festa para que fosse imediatamente dispersada”, indica o grupo na sua queixa, segundo o diário Times of Israel.

“Atendendo ao perigo que se aguardava, teriam sido salvas vidas e evitadas lesões físicas e mentais a centenas de participantes na festa, incluindo aos que apresentam esta queixa. A negligência e o grave descuido são incríveis”, salienta a nota.

A petição, no valor de 200 milhões de shekel (50 milhões de euros) de compensação, por danos físicos, psicológicos ou despesas médicas, recolhe o relato de sobreviventes sobre diversos crimes perpetrados na ocasião, e como os homens do Hamas conseguiram escapar durante as mais de seis horas em que decorreu a ação armada.

“O Hamas assassinou 364 participantes na festa e sequestrou 40, alguns já libertados e outros continuam desaparecidos. Muitos ficaram feridos física ou mentalmente, incluindo os que apresentam esta queixa”, prossegue o texto.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após renovar com o Real Madrid, técnico Carlo Ancelotti fala sobre convite da CBF para dirigir a Seleção Brasileira
Reitora de Harvard renuncia após polêmicas de antissemitismo e plágio
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play