Segunda-feira, 01 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 1 de dezembro de 2025
O líder do PL na Câmara, deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ), classificou a soltura de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, como “um cuspe e um tapa na cara dos brasileiros”.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais no domingo (30), o parlamentar classifica a decisão como “vergonhosa”.
Na postagem, Sóstenes comparou o caso de Vorcaro à situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de aliados que foram detidos e condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito das investigações sobre tentativa de golpe de Estado.
“Quem rouba bilhões está solto. Agora, quem é honesto, que prestou relevante serviço às Forças Armadas, como o nosso presidente Bolsonaro, como o general Braga Netto, o general Heleno, o general Paulo Sérgio, Ramagem e tantos outros, condenados e presos. É isso mesmo. Esse é o Brasil. Parece uma piada, é revoltante”, declarou.
Vorcaro Solto
Daniel Vorcaro, deixou o Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos, por volta das 11h40 de sábado (29), após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.
A soltura foi ordenada pela desembargadora Solange Salgado, do TRF1, reconsiderando sua própria decisão e determinando a revogação da prisão preventiva.
A decisão do TRF-1 também beneficiou os demais quatro presos ligados ao Banco Master. Porém, todos terão que fazer uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas. Os demais presos são os seguintes:
Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio;
Luiz Antônio Bull, diretor;
Alberto Felix de Oliveira Neto, superintendente de Tesouraria;
Ângelo Antônio Ribeiro da Silva, sócio.
Banco Master: depoimento do ex-presidente do BRB à PF é adiado
O depoimento do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Paulo Henrique Costa à Polícia Federal (PF) foi adiado, informou o advogado de defesa dele, Cleber Lopes.
A oitiva estava marcada para ocorrer às 14h, na Superintendência da PF, próximo ao Setor Hospitalar Sul. A nova data ainda não foi informada, tampouco o motivo que levou à mudança.
A expectativa é que a oitiva detalhe a atuação do ex-dirigente nas operações de compra de carteiras de crédito falsas emitidas pelo Banco Master. Enquanto isso, empossado na presidência do BRB, Nelson Antônio de Souza se prepara para retomar os trabalhos na instituição.
A ação investiga um esquema de fraudes envolvendo a emissão e negociação de carteiras de crédito inexistentes produzidas pelo Banco Master. O controlador do Master, Daniel Vorcaro, foi preso e tornou-se um dos principais alvos do inquérito. Na noite de sexta-feira, Vorcaro foi liberado pela desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regiona Federal da 1ª Região (TRF1), mas permanece monitorado por meio de tornozeleira eletrônica. Com informações dos portais Diário do Poder e Correio Braziliense.