Segunda-feira, 15 de julho de 2024

South Summit Brazil em Porto Alegre chega ao fim com quase 24 mil participantes de 55 países

Encerrada nessa sexta-feira (22) em Porto Alegre, a terceira edição do South Summit Brazil registrou a participação de aproximadamente 23,5 mil pessoas de 55 países ao longo de três dias de atividades no Cais Mauá (Centro Histórico). A capital gaúcha já está confirmada para sediar novamente, nos próximos três anos, o maior evento de inovação da América Latina.

Os números incluem, ainda, o engajamento de mais de 900 investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, mais de 800 palestrantes e 7 mil empresas, de acordo com dados do governo gaúcho, um dos realizadores junto com a prefeitura

A cerimônia de encerramento foi realizada no espaço Arena Stage (instalado em um dos armazéns da orla do Guaíba), com o anúncio dos vencedores da competição entre startups, que teve mais de 2 mil empresas inscritas em em cinco grupos temáticos, sob avaliação de um comitê formado por especialistas.

Destas, 50 se apresentaram na programação do South Summit e dez foram finalistas (outras 3 mil não entraram na disputa). A premiação foi dominada por empresas brasileiras, que receberam quatro troféus:

– Grande Vencedora: Cromai.
– Mais Escalável: Ostera.
– Mais Inovadora: IBBX.
– Mais Sustentável: B4Waste.

Com a palavra…

“O South Summit Brazil se consolida como a liga definitiva para mentes inovadoras”, declarou o prefeito Sebastião Melo. “A inovação que aqui discutimos deve resultar em benefícios às periferias, pois 86% dos brasileiros vivem em cidades. E devemos, cada vez mais, discutir as questões climáticas.”

“Trata-se de uma parceria que vai além de governos, mostrando para o mundo o que o Rio Grande tem de melhor. E ninguém saí daqui da mesma forma que entrou”, completou o governador gaúcho Eduardo Leite. Ele atribuiu o sucesso do evento à colaboração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Idealizadora do South Summit, a espanhola Maria Benjumea ressaltou o fato de que a próxima edição já começou a ser construída: “Tivemos um evento maravilhoso e que resulta de um sonho iniciado em 2022 graças às parcerias de montamos”.

O presidente do evento no Brasil, José Renato Hopf, mencionou que as conexões e ideias do encontro também repercutem fora do Cais Mauá: “Temos aqui uma via de 1,5 quilômetro que une governos, startups, universidades e pessoas, com resultados formidáveis e retornos na economia, hotelaria e gastronomia, por exemplo”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Unidades de saúde de Porto Alegre promovem ações voltadas às mulheres neste sábado
Rolê da Vacina imuniza alunos em 24 escolas públicas de Porto Alegre na próxima semana
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play