Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de dezembro de 2025
O escândalo do Banco Master ganha contornos cada vez mais sombrios. No centro das suspeitas estaria suposta “lista” de autoridades, políticos e figuras influentes, no “ecossistema” de relações privilegiadas do banqueiro Daniel Vorcaro, preso pela Polícia Federal em novembro. Isso explicaria o véu de segredos imposto às investigações. Até a CPMI do INSS foi proibida de acessar dados da quebra de sigilos de Vorcaro e do Master, onde possíveis “pagamentos” disfarçados poderiam emergir.
Nitroglicerina pura
O que transforma esse caso em potencial terremoto político é a suspeita de proximidade de Vorcaro com autoridades dos três poderes.
Atirou no que viu…
A CPMI quebrou sigilos de Vorcaro para investigar seu papel no negócio bilionário nos consignados, mas parece ter acertado no que não viu.
Mercado indefeso?
Toffoli alegou “riscos ao mercado financeiro” ao ordenar a transferência do caso ao STF, citando menção a um deputado, e impôs segredo total.
Muitos segredos
Apesar dos interesses públicos envolvidos nesse escândalo, tanto o STF quanto o TCU decretaram sigilo total nas investigações.
Ministério da cultura dá calote em municípios
Com atraso de quase um mês nos pagamentos, o Ministério da Cultura, de Margareth Menezes, não fez o repasse aos municípios dos valores da Política Nacional Aldir Blanc. Os valores devidos foram efetuados conforme o cronograma estipulado. Prefeitos buscaram explicação no Ministério, deram com a cara na porta e ficaram sem retorno. Agora, os gestores reclamam de problema orçamentário e na economia municipal.
Siga o acordo
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), entidade que representa os Entes locais, pede transparência e cumprimento do cronograma.
Na gaveta
Há até cobrança oficial, como ofício enviado no dia 17 de dezembro, que, até agora, segue ignorado pela pasta.
Nenhum vintém
Centenas de prefeituras já cumpriram todas as etapas legais, estão habilitadas, mas ainda não receberam os recursos.
Alô
Antes de ser submetido a cirurgia, nesta quinta (25), Jair Bolsonaro recebeu votos de sucesso de Tarcísio de Freitas (Rep). O governador de São Paulo ligou para Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que repassou o recado.
Destino é a PF
A expectativa é que Jair Bolsonaro seja reavaliado e até liberado do hospital ao fim da próxima semana. Se tiver alta hospitalar, ao menos por enquanto, o ex-presidente volta para o cárcere na Polícia Federal.
Só deu Michelle
Não levou nem 20h desde a publicação do vídeo de Michelle Bolsonaro que rivalizou com o pronunciamento natalino de Lula para que a postagem ultrapassasse 1,2 milhão de visualizações no Instagram.
Dia a dia
Mesmo com o sucesso da cirurgia para corrigir a hérnia inguinal bilateral, médicos de Jair Bolsonaro evitam falar em prazo para recuperação e diz que o ex-presidente será avaliado dia após dia.
Vem mais aí
A CPMI que investiga a ladroagem no INSS encerra o ano como uma das que mais recebeu requerimentos. Nos poucos meses de funcionamento e investigação, já são quase 3 mil pedidos protocolados.
Trabalho de sobra
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MPPR) ralou este ano. Balanço mostra que foram 104 operações este ano e 502 pessoas denunciadas.
Disputa baiana
ACM Neto (União Brasil) definiu os caminhos eleitorais para 2026. O ex-prefeito de Salvador vai disputar o governo da Bahia. Vai enfrentar o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Fico
Partidos como PSD de Gilberto Kassab tentam filiar o governador mineiro Romeu Zema para as eleições de 2026. Ao menos por enquanto, Zema ter rejeitado os convites. Diz que quer mesmo ficar no Novo.
Pergunta no Supremo
Teve batata assando neste Natal?
PODER SEM PUDOR
O padre Pero Vaz
Paulo Ronaldo era deputado estadual do Pará, nos anos 1970, e resolveu discursar em homenagem ao Dia do Descobrimento do Brasil: “Quando rezou a Primeira Missa, o padre Pero Vaz de Caminha…” Foi interrompido por um colega: “Pero Vaz de Caminha foi escrivão da frota de Cabral e não padre…” A resposta de Paulo Ronaldo arrancou gargalhadas: “Vossa Excelência está por fora. Me contaram que o padre adoeceu e quem celebrou a missa foi Pero Vaz. Portanto, quem celebra missa é padre!”
(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)