Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de dezembro de 2025
O STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou, na manhã desta terça-feira (9), o julgamento que pode condenar os seis réus do chamado “núcleo 2” da trama golpista.
O julgamento é realizado de forma presencial pela Primeira Turma da Corte, em Brasília. Integram o colegiado os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
A ação penal envolve Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro; Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal; Mário Fernandes, general da reserva do Exército; Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça; e Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça.
Os réus são acusados de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.