Terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de dezembro de 2023
A desaprovação dos trabalhos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) subiu de 31% para 38%, enquanto a aprovação caiu de 31% para 27%. Os números são da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (9). Aqueles que consideram regular o desempenho do tribunal foram 31%, ante 34% da pesquisa anterior, em dezembro de 2022.
O Datafolha entrevistou 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na última terça-feira (5). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os maiores índices de aprovação do Supremo estão ligados à satisfação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dos 38% que acham Lula ótimo ou bom, 52% dizem aprovar o trabalho da Corte.
Já o ruim ou péssimo é mais forte entre aqueles com mais instrução, com 46% de rejeição. Os que ganham entre 2 a 5 salários mínimos também ficam com 46%. Os evangélicos, 44%. Para 76% dos que reprovam o governo Lula, o STF tem feito um trabalho ruim ou péssimo.
Apesar de a desaprovação do STF se igualar ao pior nível na série histórica, 38%, agora, e 39%, em 2019, 27% aprovam a instituição superando os 19% aferido quando a pesquisa começou a ser feita.
A percepção do eleitor brasileiro sobre a atuação da Suprema Corte começou a ser sondada pela Datafolha, a partir de dezembro de 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores estavam em pé de guerra com o STF. Os magistrados eram atacados por um suposto “ativismo”.