Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Talibã teria decapitado jogadora da seleção afegã de vôlei

A jogadora da seleção feminina juvenil de vôlei do Afeganistão Mahjabin Hakimi teria sido decapitada pelo Talibã no início do mês de outubro, segundo o jornal Persian Independent. Uma treinadora, Suraya Afzali (um pseudônimo), disse ao diário que a morte ficou em segredo porque a família de Mahjabin foi ameaçada a não falar sobre o assunto.

Mahjabin era destaque da equipe do Kabul Municipality Volleyball Club antes de o Talibã tomar o controle do governo afegão em agosto. Desde então, as atletas femininas em todo o país enfrentam grave ameaça à sua segurança, sofrendo perseguição de membros do grupo fundamentalista. Quem pôde e teve ajuda externa, deixou o Afeganistão.

Ainda segundo a treinadora, somente duas jogadoras da seleção conseguiram deixar o Afeganistão, enquanto o restante está vivendo sob terror. “Todas estão em uma situação ruim, desesperadas e com medo. Todas foram forçados a fugir e viver em lugares desconhecidos”, alertou. Os esforços de membros da seleção feminina de vôlei para ter o apoio de organizações e países para deixar o país não tiveram sucesso.

Nesta semana, o governo do Catar, em cooperação com a Fifa, fretou voo para retirar jogadores do Afeganistão. Dezenas de atletas afegãos, incluindo mulheres, deixaram o país na quarta-feira a bordo de um avião com destino a Doha, como parte de uma série de evacuações organizadas pelo governo do Catar em cooperação com a Fifa. “Havia 369 passageiros no voo e mais de 55 pessoas foram evacuadas em coordenação com a Fifa”, disse um alto funcionário do Catar em um comunicado.

Com o Talibã assumindo o controle do Afeganistão, todas as atividades femininas nas esferas esportiva, política e social cessaram, e ainda há preocupações sobre as contínuas restrições à vida, ao trabalho e à segurança das mulheres ativas na arena social. Após a tomada de Cabul pelos integrantes do Talibã, as mais altas instâncias do esporte mundial manifestaram preocupações especiais com as mulheres, considerando que estas podem estar ameaçadas pelo regime.

Os talibãs conquistaram a capital Cabul em 15 de agosto, culminando uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares dos Estados Unidos e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Antes do clássico contra o Real Madrid, presidente do Barcelona apela para a torcida voltar ao Camp Nou
Diego e Daniele Hypolito estreiam no circo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play