Segunda-feira, 28 de abril de 2025

“Talvez Putin esteja apenas me enrolando”, diz Trump sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou não haver razão para que o presidente russo Vladimir Putin utilize mísseis contra regiões civis da Ucrânia. Em sua rede social, a Truth Social, o líder republicano ameaçou lançar novas sanções contra o governo de Moscou.

“Isso me faz pensar que, talvez, ele não queira parar a guerra, ele esteja apenas me enrolando, e isso tem de ser abordado de forma diferente, por meio de ‘sanções secundárias’ ou ‘bancárias’, talvez?”, afirmou Trump. “Muitas pessoas estão morrendo.”

No sábado, Trump se reuniu em Roma com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, pouco antes das cerimônias finais do funeral do papa Francisco. Na rede social X, antigo Twitter, o líder de Kiev agradeceu pela reunião e repetiu a demanda por um “cessar-fogo total e incondicional.”

Ainda na sua publicação, Trump criticou o jornal “The New York Times”, de seu país, pelo tratamento dado à proposta do presidente norte-americano em relação a um acordo de paz. No centro da controvérsia está a cessão de territórios ucranianos para a Rússia.

Ele também voltou a dizer que a guerra foi culpa de seu antecessor na Casa Branca, o democrata Joe Biden. E disse que a Rússia pôde roubar a região da Crimeia da Ucrânia durante o governo de Barack Obama, cujos dois mandatos consecutivos antecederam o da primeiro governo de Trump (2017-2020).

“Vladimir, Pare!”

Trump, disse na quinta-feira (24) que “não estava satisfeito” com o presidente russo Vladimir Putin após a Rússia lançar seu ataque mais mortal contra Kiev em meses.

“Não gostei da noite passada — não fiquei satisfeito com isso, e estávamos no meio de uma conversa de paz, e mísseis foram disparados“, afirmou Trump no Salão Oval em resposta a uma pergunta sobre o que ele quis dizer após postar “Vladimir, Pare!” em uma publicação no Truth Social.

Pressionado sobre se a Ucrânia teria que ceder algum território à Rússia para garantir um cessar-fogo, Trump se manteve vago, dizendo: “Depende do território”.

Ele acrescentou: “Faremos o melhor que pudermos, mas eles perderam muito território”, disse o presidente, observando que a Rússia tomou o controle da Crimeia sob o governo americano de Obama. “Eles dizem: ‘Bem, você consegue recuperá-lo?’ Acho que isso vai ser algo muito difícil de fazer”.

Enquanto tenta encerrar a guerra de três anos, o governo americano propôs reconhecer o controle russo da Crimeia, disseram autoridades. Tal medida reverteria uma década de política americana e poderia perturbar o consenso amplamente difundido após a Segunda Guerra Mundial de que as fronteiras internacionais não deveriam ser alteradas à força.

Ainda assim, Trump insistiu nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão “colocando muita pressão” sobre Putin para negociar um acordo: “Estamos colocando muita pressão sobre a Rússia, e a Rússia sabe disso, e algumas pessoas próximas a ela sabem, ou Putin não estaria falando agora”. (com informações do portal Terra)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Com a presença de dezenas de delegações estrangeiras — algumas de países abertamente hostis entre si —, a disposição dos assentos no funeral representou um “pesadelo” para os organizadores do Vaticano
Antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas deve impulsionar as vendas no comércio gaúcho
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play