Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Tarcísio é mais competitivo que Flávio e Michelle Bolsonaro contra Lula

A pesquisa Meio/Ideia divulgada nesSa terça-feira (13) indica que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresenta desempenho mais competitivo do que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa presidencial contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Flávio Bolsonaro é apontado pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, como um possível nome para concorrer ao Palácio do Planalto.

De acordo com o levantamento, Lula aparece na liderança em todos os cenários simulados de primeiro turno. No entanto, a diferença entre o presidente e seus adversários varia conforme o nome testado. No cenário que inclui Tarcísio de Freitas, o governador paulista alcança 32,7% das intenções de voto, ficando atrás apenas de Lula, que registra 40,2%. A distância entre os dois é menor do que a observada em outros cenários analisados pela pesquisa.

Quando o nome testado é o do senador Flávio Bolsonaro, os percentuais variam entre 26,5% e 27,6%, dependendo da combinação de candidatos apresentada aos entrevistados. Nesses mesmos cenários, Lula oscila entre 39,7% e 39,6% das intenções de voto. Já Michelle Bolsonaro aparece com índices entre 29% e 29,7%, enquanto o atual presidente marca entre 40% e 40,1%.

Outros governadores também foram incluídos nas simulações, mas aparecem em patamares inferiores de intenção de voto. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), registra percentuais que variam entre 3,6% e 5,5%, conforme o cenário. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), pontua entre 4,2% e 5,5%. Já o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), aparece com índices entre 6% e 7%, enquanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), tem desempenho entre 2,5% e 2,8%.

A pesquisa também simulou possíveis confrontos de segundo turno. Em um eventual embate direto entre Lula e Tarcísio de Freitas, o presidente registra 44,4% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo aparece com 42,1%. Nesse cenário, há empate técnico dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.

Nos cenários de segundo turno contra Flávio Bolsonaro, Lula atinge 46,2% das intenções de voto, enquanto o senador marca 36%. Já em uma disputa entre Lula e Michelle Bolsonaro, o presidente soma 46%, e a ex-primeira-dama aparece com 39%.

Outras simulações mostram Lula com 46,3% contra 36,1% de Romeu Zema; 46,3% contra 36,5% de Ronaldo Caiado; e 46% contra 37% de Ratinho Jr. Em todos os cenários, também foram registrados percentuais de votos brancos e nulos, além de eleitores que afirmaram não saber em quem votar.

A pesquisa Ideia foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06731/2026. O levantamento ouviu 2 mil brasileiros entre os dias 8 e 12 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança informado é de 95%. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Flávio Bolsonaro diz não ter convidado Romeu Zema para ser vice: “É a última coisa que a gente resolve”
Defensoria Pública do Distrito Federal instaura procedimento para apurar condições de saúde de Bolsonaro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play