Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de dezembro de 2025
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reiterou nessa quinta-feira (18) seu apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e destacou a postura de abertura ao diálogo adotada pelo parlamentar.
A declaração foi dada durante o evento “Coragem para fazer o impossível”, realizado em São Paulo, ao ser questionado sobre o posicionamento em relação ao senador.
“Ele está dizendo o seguinte: ‘Olha, eu vou ser um cara que está pronto para dialogar. Vou conversar com o Supremo, vou conversar com o mercado. Quero ter uma linha na economia como a do Paulo Guedes”, afirmou o governador. “Está dando as diretrizes para seguir em frente. E eu acho que isso tem sido bem recebido.”
Durante entrevista coletiva após evento de balanço anual de sua gestão, no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio voltou a afirmar que seu foco em 2026 é a reeleição ao governo paulista, apesar das especulações sobre uma eventual candidatura presidencial.
“Engraçado é que eu venho falando isso há muito tempo, mas o pessoal não acreditava”, disse. “Eu sempre disse que estava focado naquilo que o cidadão de São Paulo me deu.”
Segundo Tarcísio, o apoio já havia sido manifestado anteriormente e está alinhado ao perfil que Flávio tem buscado apresentar publicamente. “Já declarei. Flávio está procurando mostrar que é um cara que está aberto ao diálogo”, afirmou o governador.
Na avaliação de Tarcísio de Freitas, essa postura indica a disposição do senador em manter interlocução institucional ampla.
O governador acrescentou que, caso eleito presidente da República, Flávio teria uma atuação voltada ao diálogo com diferentes esferas de poder e correntes políticas.
“Se eleito, o presidente da República será um presidente que vai dialogar com governadores de oposição, com o congresso, judiciário”, disse.
Ainda de acordo com o governador paulista, Flávio Bolsonaro tem apresentado orientações claras sobre os caminhos que pretende seguir.
Pesquisa
Flávio Bolsonaro aparece como o nome mais competitivo da direita no primeiro turno da eleição presidencial de 2026, mas ainda atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na última terça-feira (16). No segundo turno, Flávio fica dez pontos percentuais atrás de Lula, mesma diferença registrada pelos governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Ratinho Jr. (PSD-PR), do Paraná.
Nos cenários de primeiro turno, Lula tem entre 39% e 41% das intenções de voto, enquanto Flávio aparece com 23% em todas as simulações.
No início deste mês, Flávio Bolsonaro anunciou que seu pai confirmou que ele será o candidato a presidente do grupo em 2026. O senador avisou ao Partido Liberal e a Tarcísio de Freitas sobre a decisão de Bolsonaro. O presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, disse estar a par da articulação.