Domingo, 13 de julho de 2025

Teatro: Peça de George Clooney quebra recorde de bilheteria na Broadway

Os recordes de bilheteria da Broadway estão sendo quebrados em sequência nesta temporada, com um punhado de peças estreladas por astros de Hollywood induzindo os fãs a pagarem preços altíssimos para ver seus ídolos de perto.

Após o sucesso de “Othelo”, com Denzel Washington e Jake Gyllenhaal, agora foi a vez “Boa noite, e boa sorte”, estrelada por George Clooney, bater seu próprio recorde. A peça arrecadou US$ 3,3 milhões na semana passada, maior bilheteria de uma peça não musical durante uma única semana na Broadway. E fez isso com uma semana de apenas sete apresentações: a montagem ainda está em pré-estreias, sem as oito apresentações típicas da Broadway.

O recorde anterior foi estabelecido apenas duas semanas antes por “Otelo”, que arrecadou US$ 2,8 milhões na semana que terminou em 9 de março. Antes disso, o recordista era “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, que arrecadou US$ 2,7 milhões durante uma semana de feriado no final de 2023.

“Otelo” ainda tem ingressos mais caros – seus assentos principais chegam a US$ 921, em comparação com US$ 799 para “Boa noite, e boa sorte” – mas “Boa boite, e boa sorte” ocupa um teatro maior (1.545 lugares, contra 1.043). O preço médio do ingresso para “Otelo” na semana passada era de US$ 303,15 – abaixo das semanas anteriores devido aos assentos gratuitos para jornalistas que compareceram às apresentações para a imprensa e convidados da noite de estreia. O preço médio de “Boa noite, e boa sorte” foi de US$ 302,07.

As bilheterias da Broadway tradicionalmente são dominadas por musicais, que tendem a ser mais populares, com temporadas mais longas e exibidos em teatros maiores do que as peças. O recorde de um musical da Broadway foi estabelecido no final do ano passado, quando “Wicked” arrecadou US$ 5 milhões durante uma semana de Natal, com nove apresentações.

Mas o custo de produção de shows da Broadway aumentou significativamente desde a pandemia, e quase todos os novos musicais estão fracassando financeiramente. Isso levou alguns produtores a se concentrarem em séries limitadas de peças com estrelas conhecidas nos papéis principais. A justificativa é que as celebridades transformam as peças em eventos, enquanto séries limitadas criam um senso de urgência. Esses fatores combinados levam o público a disputar os ingressos.

Os resultados, pelo menos por enquanto, são indiscutíveis: “Boa noite, e boa sorte” na semana passada superou todos os outros shows, incluindo “Wicked”, “Hamilton” e “Rei Leão”. Mas não se preocupe com esses shows – cada um deles arrecadou bilhões de dólares ao longo do tempo e ainda estão indo muito bem.

Outra recriação de peça estrelada, “Glengarry Glen Ross”, traz Bill Burr, Kieran Culkin e Bob Odenkirk e também teve um começo muito forte, arrecadando US$ 2,1 milhões na semana passada, com um preço médio de ingresso de US$ 204,40.

Uma comparação surpreendente? “Boa noite, e boa sorte” custou cerca de US$ 9,5 milhões para se viabilizar e arrecadou US$ 3,3 milhões na semana passada. O novo musical de maior bilheteria, “Death becomes her”, custou mais de três vezes esse valor (US$ 31,5 milhões) e arrecadou apenas US$ 1,2 milhão. E isso foi mais do que qualquer outro novo musical.

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