Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 5 de dezembro de 2025
O técnico Carlo Ancelotti analisou o grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2026 logo após o sorteio, realizado nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (5). A Seleção caiu na chave C, que conta com Marrocos, Escócia e Haiti.
“Difícil. Marrocos foi muito bem na última Copa, a Escócia tem um time sólido, muito sólido, bastante difícil. Temos que jogar bem e tentar terminar em primeiro do grupo. O primeiro jogo será muito importante”, declarou o treinador.
“Marrocos é o principal adversário. Tem experiência, foi muito bem no ultimo Mundial. É uma equipe solida que tem a mesma estrutura, experiência de 2022, uma equipe que temos que respeitar”, completou Ancelotti.
O italiano ainda fará mais uma convocação antes do anúncio da lista final de jogadores que disputarão o Mundial. Em março, o Brasil disputará amistosos contra Croácia e França.
“A lista de março será mais ou menos a da Copa do Mundo. Os campeonatos europeus vão decidir se vamos ter lesão, condição física, mas é mais ou menos a lista definitiva”, comentou o treinador.
Os jogos do Grupo C da Copa acontecerão na Costa Leste dos Estados Unidos, nas cidades de Boston, Atlanta, Filadélfia, Miami e Nova York/Nova Jersey.
A preferência da CBF, por questões climáticas e logísticas, era jogar na Costa Oeste. Porém, Ancelotti minimizou esta questão:
“Acho que vamos jogar a noite, pode ser que tenha um problema com o clima. Não é isso que preocupa. Temos rivais fortes no grupo e temos que trabalhar bem para o primeiro jogo contra Marrocos”, salientou.
Embora reconheça a dificuldade dos adversários, Ancelotti reforçou o objetivo de buscar a liderança do grupo:
“Sorteio é sorteio. Podia ser um sorteio mais fácil, mas foi um pouco mais difícil. A Seleção tem o objetivo claro de chegar em primeiro no grupo”, finalizou.
Samir Xaud, presidente da CBF, também comentou o sorteio:
“Independente das seleções que viriam, vamos mostrar nosso futebol. Gostamos bastante dos grupos acredito que está encaminhado, parecido com o sorteio da Copa passada que fomos campeões, com alguns detalhes. A gente acredita que está no caminho certo”, disse.
De acordo com a posição no ranking da Fifa, o Brasil foi uma das 12 seleções que ocuparam o pote 1, sendo que Estados Unidos, México e Canadá integraram a lista como países-sede. Na edição do ano que vem, haverá um aumento de 32 para 48 equipes na competição, divididas em 12 grupos.
A Seleção Brasileira garantiu sua vaga no torneio com a quinta posição nas Eliminatórias Sul-Americanas. Ela não vence a Copa desde 2002, quando conquistou o penta na final contra a Alemanha, no Japão.