Segunda-feira, 06 de outubro de 2025

Telecirurgia realizada no Paraná por médico no Kuwait bate recorde de maior distância registrada

Uma telecirurgia realizada no Paraná foi reconhecida pelo Livro Guinness de Recordes por ser a operação remota de maior distância já realizada na história. O procedimento envolveu um paciente internado com uma hérnia inguinal no Hospital Cruz Vermelha, em Curitiba (PR), e um cirurgião brasileiro que foi enviado para um hospital do Kwuait, a exatos 12.034,92 km de distância. A ação, realizada no dia 23 de setembro, também envolveu o “intercâmbio” de médicos kuwaitianos para a capital paranaense, de onde operaram um paciente no país asiático.

De acordo com o Guinness, livro anual que chancela recordes e feitos ao redor do mundo, o recorde anterior havia sido registrado em uma operação realizada entre as cidades de Casablanca, no Marrocos, e Xangai, na China.

“Ambas as cirurgias foram concluídas com sucesso e segurança, reforçando a viabilidade da colaboração global em cuidados cirúrgicos e estabelecendo um novo padrão no campo da cirurgia robótica remota”, publicou o selo responsável pela publicação do anuário em seu site.

A ferramenta utilizada para a telecirurgia foi um robô cirúrgico de última geração criado pela empresa chinesa Edge Medical. Além do maquinário, a realização do procedimento também foi apoiada por uma infraestrutura tecnológica robusta, que inclui a instalação e a conexão de outro robô no país asiático e um sistema de conectividade digital que reduz a latência, ou seja, o “delay” das ações entre os dois países.

Idealizador e coordenador da iniciativa, o médico Marcelo Loureiro, da Scolla Centro de Treinamento Cirúrgico, afirma que a realização do procedimento mostra que a telecirurgia “evoluiu de demonstração experimental para prática clínica viável, transformando fundamentalmente o acesso à saúde especializada”.

A tecnologia já havia sido testada em agosto, quando foi realizada a primeira cirurgia robótica à distância da América Latina. O procedimento, que conduziu a retirada da vesícula de um suíno em Cascavel, no oeste paranaense, foi operado por um médico em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, a quase 500km de distância.

O procedimento mobilizou uma infraestrutura tecnológica de ponta, composta por dois robôs — um no CEONC, equipado com console de comando, e outro na Scolla, com braços articulados — além de um módulo de telecirurgia para decodificação de sinais. A tecnologia de comunicações envolve fibra óptica, internet móvel 5G, 6G e satélite, garantindo uma transmissão estável.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Elon Musk demitiu tanta gente que agora um estudante de 20 anos é quem treina uma equipe inteira de engenheiros
Alzheimer pode começar por quatro trajetórias distintas, aponta pesquisa
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play